quarta-feira, 30 de maio de 2012

ESTADO CAUSA PREJUÍZOS A ANGRA

Título da matéria da revista 'Época Negócios':_"Transpetro punirá estaleiro que descumprir contrato". Já se faz tarde, essa é a verdade. A Transpetro, por meio de seu Presidente, SÉRGIO MACHADO, suspendeu a encomenda de 16 navios, de um pacote de 21 contratados, junto ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que é o mesmo que entregou o navio João Cândido com dois anos de atraso. Pois bem, tenho falado sobre algo semelhante há algum tempo, senão releiamos:_
Em 09/03/12, publiquei: "Graça Foster dá prazo de 10 dias para estaleiro"
Em 04/04/12, publiquei: "As contradições da Petrobras com a economia nacional"
Em 09/04/12, publiquei: "Graça Foster assume preocupação com prazos"
Em 29/04/12, publiquei: "Graça Foster não previa? Casco em apuros"
Em 04/05/12, publiquei: "Estaleiro virtual construirá sondas"



É assim que a coisa tem estranhamente funcionado. Para o Estaleiro Brasfells em Angra, por exemplo, que tem know-how na construção naval e um portfólio dos mais comentados no mundo inteiro, além de uma mão de obra extremamente qualificada, foi encomendada a construção de uma só sonda - já assinada. Um pacote de outras cinco, segundo pesquisei, ainda está na fase de tomada de preços, e a Petrobras pede a redução dos preços a empresa Brasfells, que já teria reduzido os valores entre as cinco sondas e dois replicantes (nvios de conversões dos módulos), em R$ 40 milhões, mas a Petrobras pede que diminua ainda mais. A conversão da P48, por exemplo, foi a maior feito no mundo -e foi em Angra, além da construção da P52, P51 e P56 - entregues e operando. Por isso pergunto:_ 
a) Qual terá sido o critério pela escolha da contratação de sondas a estaleiros que sequer entrega um navio e outro que sequer existe, em detrimento do Brasfells? 
b) Por que o Governo do Rio diz que não licencia a ampliação do Tebig, quando a Petrobras diz que os custos serão ao menos R$ 3 bilhões a menos que a construção de um outro Terminal? 
c) Por que o Governo do Estado quer criar uma APA Marinha Estadual restringindo as operações navais sobre o espelho d`água da baia da Ilha Grande? 
d) O SÉRGIO MACHADO (Transpetro), e a GRAÇA FOSTER (Petrobras) falam uma coisa em relação a custos-prazos, e o Governo do Rio rema na contramão disso e a população não tem o direito de ao menos saber o por quê?
-
06h47min.       -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: