domingo, 22 de fevereiro de 2015

A BOA E A MÁ NOTÍCIA

As manifestações pelas redes sociais, em especial, já dão eco ao que os grandes meios de comunicação especializados estão noticiando sobre as dificuldades financeiras das empresas prestadoras de serviços à Petrobras, com destaque para os estaleiros navais. O desemprego em massa é uma realidade às portas. O atraso dos valores devidos pela Sete Brasil aos estaleiros é algo que mexe com o país. E, lógico, perturba Angra/RJ.


A Boa Notícia
Segundo edição desta sexta-feira (20/02) do jornal DCI, os riscos de acidentes em plataformas afretadas é alto, ou seja, há uma pressão não só dos sindicalistas mas também do mercado para a construção de plataformas próprias. Isso combina com a necessidade - e aquece as expectativas dos estaleiros no país.  A obra de uma plataforma é de valor mais alto e de tempo contratual mais interessante ao mercado. 

Outra notícia boa, segundo revistas especializadas, é que a conjuntura mundial não favorece a construção de sondas e sim que se tenha foco em plataformas, ou seja, haveria uma revisão de estratégia nos investimentos da estatal petrolífera brasileira, mas com a manutenção de investimentos. No Senado Federal e nas think thanks mais respeitadas do país o entendimento converge sobre o leque de negócios buscados pela estatal petrolífera, sendo o de que perdeu-se o foco, portanto, restaria voltar a operar naquilo que sempre atuou com excelência - o petróleo, exploração. À isso: infraestrutura e logística. 

A nova direção da empresa dirá o que quer da vida, porque o desafio está à mesa.

A Má Notícia
O pessimismo está em duas frentes, sendo que uma é a realidade das coisas, e outra nas expectativas destas: Primeiro, ainda sobre o DCI -, o informe de que os efeitos da 'Lava-Jato' e a retração econômica esperada para este ano, 2015, inibem investimentos estrangeiros em setores estratégicos para o Brasil, como infraestrutura e petroquímica. Isso é péssimo, convenhamos. Além disso, a incerteza sobre a capacidade de operação da nova planta de refino do país, já que as obras estão inconclusas e com valores ultrapassados de sua estimativa original.  

A outra está no jornal Valor Econômico desta sexta-feira também (20/02), reproduzida pelo Portal Mundo Sindical, de que há cálculos de 20 mil demissões em estaleiros. O grupo Keppel Singmarine Brasil, dona do estaleiro Brasfells em Angra, já colocou todos os 700 funcionários de seu estaleiro em Itajaí (SC) - que não presta serviços diretos à Petrobras - em férias coletivas até o fim do mês. Há muita coisa em jogo, e os riscos de demissão no estaleiro em Angra são grandes.

Conclusão
As forças políticas locais precisam se mobilizar, porque mesmo havendo pouco à ser feito por ação direta, precisa ser feito. Pra piorar, no Sindicato dos Metalúrgicos há mais incertezas que definição sobre quem comandará a instituição. Toda instabilidade é prejudicial, principalmente quando a empresa precisa tomar decisões sobre seus investimentos, sobre seu principal parque industrial.
-
13h07min.    -    adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: