sábado, 14 de março de 2015

DIRETO DA FONTE


E la nave vem

Os bancos privados dispostos a financiar a Sete Brasil, a pedido do BNDES (que, por sua vez, repassaria os recursos às instituições), têm lá suas exigências. 

Uma delas dita que a Petrobras precisa confirmar que vai honrar os contratos com a empresa privada. Algo que ela não está fazendo. Outra, que os recursos emprestados iriam unicamente para... estaleiros estrangeiros contratados, minimizando o risco da operação.

Nave enxugando

Resumindo: o pacote se limitaria aos estaleiros Jurong e Brasfels, ambos de Cingapura. ficariam de fora os nacionais EAS (Camargo Corrêa e Queiros Galvão), ERG (Engevix e Funcef) e Enseada (Odebrech, UTC, OAS).

Primeira tranche? Algo como U$$ 3,5 bilhões.

Nave única

O fato é que o destino da Sete Brasil está nas mãos da Petrobras, que é sua única cliente, sua empresa garantidora, além de sócia com poder de mando até a entrega física da primeira sonda.

Sua diretoria, por contrato, é escolhida pela estatal.

No mesmo barco

A Sete Brasil não paga os estaleiros desde novembro do ano passado, por não ter recebido o que lhe é devido também por contrato: os financiamentos do BNDES, do Fundo da Marinha Mercante e da CEF.

Com a delação premiada de Pedro Barusco, ex-Petrobras e ex- Sete Brasil, essas instituições financeiras puxaram o freio de mão.

Mesmo barco 2

Os estaleiros, por sua vez, não buscam seus direitos porque, se o fizerem, a Sete Brasil  já avisou que também entrará na Justiça contra os construtores de sondas - por terem corrompido Barusco, assim encarecendo contratos.

os bancos para os quais a Sete Brasil deve tampouco querem chegar aos tribunais. Alguns são sócios das empresas fabricantes e/ou têm crédito a receber dos estaleiros.

Fonte: Sonia Racy (Estadão 14/03/15)
-
16h48min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: