terça-feira, 31 de março de 2015

IDED-BIG PÕE EM SUSPEIÇÃO A POSTURA DA PETROBRAS EM ANGRA


José Luiz Zaganelli, Presidente do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande - Ied-Big, à convite do Presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Marco Aurélio (PROS), ocupou há pouco a tribuna legislativa para falar sobre os possíveis impactos do vazamento recente de óleo no Terminal da Transpetro - o Tebig sobre a produção dos coquilles de saint jacques.

De antemão, Zaganelli disse que sua equipe fez avaliações e que não foi constatado nenhum tipo de contaminação sobre o produto marinho, assegurando que o consumo pode ser feito sem problemas. Mas, após dizer que é oriundo do quadro técnico da Petrobras, acusou certa preocupação com a falta de informações quanto a qualidade da água de formação que é despejada após processamento na Estação de Tratamento de Efluentes da Petrobras sobre o mar, por não haver monitoramento ambiental nem a implantação de uma criação de vieiras nas proximidades do empreendimento -, sendo reconhecidamente um excelente bioindicador.

Emocionado, lamentou o fato de a empresa ter saído da colocação de primeira para a quinta empresa em valor no país. Ele se referia ao escândalo da Operação Lava-Jato. Nesse tom, dizendo não saber o que vai acontecer consigo e com seu projeto dentro da empresa, criticou o fato de ele próprio e o Presidente da Câmara não ter informações acerca dessa operação no Terminal, dizendo que é uma obrigação da Petrobras dar acesso à tais medidas.

Com um máquina de termografia nas mãos, se dizendo apaixonado por tecnologia - e por ter se formado em 72 quando sequer calculadora existia, disse ser este um equipamento que que pega o calor e transforma em temperatura e, com isso, você faz a manutenção preditiva. Com este ensaio, remeteu ao descarte de efluentes questionando a falta de informações oficiais sobre o caso. Para ele, não interessa a ninguém pegar dinheiro de multas por sinistros da estatal petrolífera, mas que esta invista em mecanismos e tecnologia preditivas.

Zaganelli, ao fechar sua participação, disse que em 1996 pôs uma criação de vieiras na Ponta Leste, e no dia seguinte estavam todas mortas. A Petrobras parou e por muitos anos não descartou mais água de formação ali. disse ainda que fez algo semelhante em frente a Usina Nuclear, mas que por lá as vieiras vivem e então o Ide-Big passou a ser um defensor das atividades da Eletronuclear, o que não pode ser feito em relação a Petrobras que esconde as informações e se nega a ser mais transparente. Não fez isso sem destacar a qualidade técnica dos profissionais da empresa.

Às 10h35min. encerrou seu discurso

É isso
-
10h38min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: