DEBATE SOBRE ROYALTIES
---------------------------------------
São 14h04min.
Nesses últimos dias tenho me dedicado intensamente a literatura específica sobre Petróleo e Gás, sobre Campo de Mexilhão e Campo de Peregrino. Obviamente que não disponho de recursos suficientes, econômico e intelectual, para organizar sozinho um grande debate acerca da questão. Para isso, tenho consultado amigos e tenho feito contato -quando possível- com especialistas da área para tomar pé da situação. O que pude, sinceramente, observar até o momento é um profundo interesse de inúmeros outros municípios pela discussão e os olhos bem abertos para a divisão do bolo (Royalties); entretanto, Angra dos Reis, a não ser isoladamente por esforço de alguns técnicos interessados e amplamente desassistidos, não vem disponibilizando a atenção devida para o caso.
Crítica:
-----------
Procurei entender um pouco mais o desinteresse do prefeito angrense Ferando Jordão pelo assunto e pude perceber, através de uma análise mais aprofundada no "modus operandi" com o qual vem se dando a revisão do Plano Diretor Municipal, que a intenção do nosso governo é trabalhar pela disseminação, proliferação de condomínios de luxo, em detrimento de investimentos empresariaiais, que certamente viriam caso nosso município se destacasse como Base de Apoio Operacional, a qualquer um, senão os dois, empreendimentos.
Análise
-----------
Assim sendo, tenho buscado a interlocução necessária com diversos segmentos organizados da nossa sociedade para a busca imediata da promoção de uma, ou mais, Audiências Pública, em Angra.
Gás do Campo de Mexilhão, Bacia de Santos
____________________________________
Estamos na Área de Influência Indireta do Empreendimento.
Petróleo do Campo de Peregrino, na Bacia de Campos
__________________________________________
Estamos também na Àrea de Influência Indireta do Empreendimento. Entretanto, a cidade de Paraty está na Àrea de Influência Direta (habilitado à receber royalties); sendo que no mapa apresentado na última Audiência Pública, em 05/11, em Búzios, na apresentação do EIA-RIMA, não havia a Ilha Grande no Mapa de referência do Estudo.
Isso porque acabamos de ser eleitos entre as 7 maravilhas do estado.
OPINIÃO
_________
Enfim, o assunto é "enriquecedor", mas é preciso que dispensemos maior atenção e tempo ao debate. Portanto, estou pessoalmente convidando à todos que amam o município e que entendem a envergadura da discussão a se juntar a nossa proposta.
O debate é salutar.
adelson pimenta@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário