quinta-feira, 29 de novembro de 2007

SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA
NA CÂMARA, ONTEM;
E SOBRE O BLOG DO DR. KLÉBER
----------------------------------------------
São 16h50min.
___________
Ontem, 28/11, pela manhã, aconteceu na CÂMARA MUNICIPAL a AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre o Plano Plurianual - PPA. Estive presente, como de praxe e sinceramente estou impressionado com a desarticulação entre o GOVERNO e a sua Base de Sustentação Parlamentar.
COMISSÃO DE FINANÇAS
-----------------------------------
Presidida interinamente pela vereadora VILMA DOS SANTOS - PRB, já que o presidente, vereador CARLINHO SANTO ANTONIO está resolvendo problemas de ordem pessoal, ficou absolutamente perceptível que a promoção dessa Audiência Pública se deu à toque de caixa, sem qualquer estratégia aparente de apresentação. Os membros da Comissão, a presidente e o vereador AGUILAR RIBEIRO - PCdoB, completamente desorientados no que tange a matéria em epígrafe.
Um desserviço à todos.
A MATÉRIA - PPA
---------------------------
O PLANO PLURIANUAL é o estabelecimento macro das metas, e dos objetivos que podem previsivelmente serem alcançados e/ou executados durante os quatro anos de governo. Pode-se fazer menos do que o estimado no PPA, não acima, nem o que não esteja devidamente previsto. Porém, quando a receita é saudável, e esse é caso de Angra, as metas podem ser revistas, exatamente o que aconteceu ontem; ainda assim, deve-se submeter ao crivo da apreciação popular, por intermédio de AUDIÊNCIA PÚBLICA.
O GOVERNO MUNICIPAL
----------------------------------
Afirmo com extrema segurança, baseado no roteiro que tenho assistido e vivenciado, que -não fosse obrigatório por LEI- jamais esse GOVERNO faria a apresentação dos seus planos à população, em AUDIÊNCIA PÚBLICA. Quanto a prestação de contas, isso seria inimaginável, tamanho o desrespeito pela transparência na aplicação e no uso do dinheiro público. Por motivos semelhantes a esse, estamos estarrecidos com a OPERAÇÃO CARTAS MARCADAS. Não vai aqui qualquer insinuação, sou responsável, mas sou claro e objetivo, a má vontade com a socialização dos dados públicos é um precedente demais perigoso.
Nesta AUDIÊNCIA PÚBLICA específica, embora similar a tantas outras, os representantes da PREFEITURA não conseguiram responder aos meus questionamentos; habitualmente levam os assuntos sérios na gozação, e demonstram claramente a pressa para ir embora, um desleixo com a vontade popular de acessar as informações acerca dos seu dinheiro.
Só pra citar um caso, comparando à outro.
--------------------------------------------------------
A PESTALOZI, reconhecida internacionalmente por seus serviços, recebe de ajuda governamental R$ 250 mil, anualmente.
--------------------------------------------------------
A PROPAGANDA INSTITUCIONAL (aquela que fala bem do governo pra ver se convence o povo a acreditar no seu sucessor político), prevê no PPA discutido um aumento de quase 100% (cem porcento), para o ano que vem, ANO DE ELEIÇÃO; e não souberam ou não quiseram explicar, porque consideraram desnecessário que o POVO saiba disso.
Essa é uma, entre tantas outras ANOMALIAS.
O BLOG DO DR. KLÉBER
-----------------------------------
O competente advogado, DR. KLÉBER NOGUEIRA, autor do Blog pioneiro em Angra sobre política, o angrapol.blogspot.com, postou praticamente -em tempo real- uma chamada sobre a discussão do PPA na CÂMARA MUNICIPAL, citando-me nominalmente a apresentando o seu ponto de vista sobre os acontecimentos da AUDIÊNCIA PÚBLICA. obviamente que não sou dotado de tamanha inteligência que ele, por ser meu amigo, gentilmente me confere. Certamente que também os membros do Governo não são tão atabalhoados assim, isso deve ser alimento de um enriquecedor debate político. Mas que o conteúdo era exatamente aquele, disso podem ter certeza.
Obrigado DR. KLÉBER pela sagacidade e percepção.
------------------------------------
MINHA OPINIÃO
___________
O que tinha a dizer acerca de tudo isso, o fiz de público, na própria AUDIÊNCIA.

Um comentário:

Unknown disse...

Acredito em Papai Noel...Tenho certeza que a nossa Camâra Municipal sente falta de uma equipe que justifique a situação de ter um gasto ou não aonde seria a aplicação e tais deveriam ser auditores, que avaliassem parte a perte do emprego de tal verba...mas como já cresci, lembrei Papai Noel não existe.
Parabéns!!! Coragem para expor de forma séria e raro.
Grato
Vidal