OCONSELHO DE CULTURA DEBATE A ESCOLHA
DO NOVO GESTOR DA PASTA MUNICIPAL
-----------------------------------------------------------------
São 19h12min.
O secretário MARCUS VINÍSSIUS apresentou ontem, 06/12, na reunião do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, realizada no TEATRO MUNICIPAL, por volta das 19 horas, o Organograma e o Estatuto da nova FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA, devidamente aprovada pelos vereadores.
Para a escolha do novo Gestor, o PREFEITO pediu, por articulação do SECRETÁRIO, que o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA indique três nomes, para a nomeação de um. A votação da lista tríplice está prevista para a próxima quinta-feira, 13/12. A posse do Presidente, está prevista para o mês que vem, janeiro.
Cinco nomes estão na disputa, e ontem apresentaram suas credenciais para a disputa.
__
MÁRIO DOS ANJOS - enfatizou a sua experiência adquirida como ex-diretor do Teatro Municipal e o seu trabalho desenvolvido há anos, no setor.
__
ALBERTO MAGNO - enfatizou a sua estada em São Paulo e a experiência adquirida nas empresas em que trabalhou, e com a função que vem desenvolvendo na Secretaria de Cultura.
__
NARCISO GONÇALO - enfatizou sua experiência de mais de 30 (trinta) anos como artista plástico profissional, sua antiga militância no movimento cultural, como membro do Ateneu Angrense de Letras e Artes e o período em que atuou como Secretário de Cultura do município, na gestão do atual Prefeito.
__
MARCELO TAVARES - Falou da sua experiência como funcionário público e da sua militância no movimento cultural no grupo Revolucena, do qual é um dos fundadores.
__
SÉRGIO AMARAL - apresentou seu projeto social com as crianças carentes da Caputera e da sua experiência com a música.
__
OPINIÃO
------------
A forma adotada pelo Prefeito para a escolha é democrática, os critérios são politicamente questionáveis. Quando se apresenta em período eleitoral o candidato formaliza uma coalisão partidária, devendo ser eticamente dentro de uma linha programática. A partir daí é que se raciocina, se um partido político apoiou a candidatura baseado num programa de governo, que ele supostamente tenha contribuído para confeccionar, o natural seria que -nessa oportunidade- a nomeação partisse da indicação da "ala temática" de um desses partidos da base. Por outro lado, há que se reconhecer o avanço com a revitalização do Conselho Municipal de Cultura, sob a coordenação do secretário Vinissíus; sendo que, o que me preocupa é que nem sempre todas as camadas culturais do segmento estão representadas. Mas, a autonomia da nomeação é do Prefeito. Essa é a regra do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário