sexta-feira, 18 de abril de 2008

CONVERSAS E TENDÊNCIAS
---------------------------------------
10h20min.
ANÁLISE E PROJEÇÃO POLÍTICA
DE ANGRA DOS REIS, NA MINHA
HUMILDE OPINIÃO
----------------------------------------------
A dinâmica da política é algo extraordinário e convenhamos, em Angra dos Reis, talvez até não muito diferente de vários outros lugares do Brasil, o processo eleitoral de 2008 começou a ser discutido muito prematuramente. Isso, indubitavelmente, como elemento relativamente novo no modo de exercer a arte, provoca rebuliços.Baseado no que tenho vivenciado na vida política da cidade e das diversas reuniões e encontros que tive, teço os meus comentários acerca da discussão majoritária, smj.
-
PMDB
---------
Aurélio Marques tem a preferência de considerável parte do Diretório e notadamente maior densidade eleitoral, pela história política construída.
Tuca Jordão tem a preferência do Prefeito, mas isso ainda não foi oficializado ao partido, o desrespeito o enfraquece.
Amílcar Jordão tem enviado torpedos ao Prefeito, tipo "se precisar, estou aqui".
Fiote o peito explode de vontade, mas daí a convencer o Prefeito à indicá-lo...
Bento Costa é, nesse momento, o fiel da balança, pra onde pender...ganha internamente.
Prefeito tem conversado por cima e acredita que ganha o jogo de qualquer jeito, com qualquer nome que indicar. Perder não está em seu cardápio.
-
DEM
-------
Ricardo Dutra não defende a candidatura própria, pelo histórico segue a orientação do Prefeito.
Marco Aurélio está riscando o palito de fósforo, defende a candidatura de João Massad, mas se apresentarem uma conversa melhor...
João Massad está mais perdido que cego em tiroteio, só conta com o apoio de uma minoria do Diretório.
Stella Salomão foi sabiamente para a muda, talvez a pedido do Prefeito. Enfrenta uma corrente do governo radicalmente contra a sua indicação.
João Carlos Rabello esperto como é, articula sempre. Trabalha incansavelmente para estar no jogo, afinal é isso que importa.
-
OBSERVAÇÃO
--------------------
O prefeito terá de convencer os membros do Diretório de que a sua estratégia contemplará o partido no jogo, e não só fazer prevalecer a sua vontade. Se optar por algum nome do DEM, do PP, ou de qualquer outro partido, o PMDB lançará Aurélio Marques, que poderá buscar aliança com o PT.
-
PP
----
Essiomar Gomes tenta se viabilizar como o Plano B do Prefeito, e não se intimida em ligar praticamente todos os dias para os principais assessores do senador Dornelles pedindo a sua articulação, o que não está descartado. Mas, não aventa a possibilidade de lançar um nome próprio sem que essa articulação tenha dado certo, por enquanto.
-
PSDC
--------
Ameaça sair do Conselho Político e estuda a possibilidade do lançamento de um nome próprio, só para se cacifar no jogo.
-
PRB
------
Demonstra insatisfação com a forma como o processo está sendo conduzido pelo Prefeito. Fará contato com autoridades partidária de maior calibre e estuda a possibilidade de discutir internamente o lançamento de um nome próprio também.
-
PR
----
Mingüado na composição proporcional, se arvora com a possibilidade de lançar um nome próprio também, só para se cacifar no jogo.
-
PCdoB
---------
Está mais desconfiado que cego que tem amante. Pode subir no muro até que uma nova análise interna seja criteriosamente produzida. Não se pensa ainda em um nome próprio, só em alianças, mas dependendo dos próximo lances do jogo...
-
PT
----
Conceição Rabha se fortalece com os últimos acontecimentos, com o apoio de articulação pesada acontecida com padrinhos fortes politicamente e ganha a cada dia um pouco mais com o aumento do fosso na base governamental. Não existe a possibilidade de ser vice, aí voltará para disputa proporcional.
-
PSB
------
Celso General ganha mais terrreno fértil para produzir e mantém a mesma linha adotada desde o início, certamente precisará reavaliar o atual cenário.
Pedro Miguel é um nome forte dentro da legenda, portador de quatro mandatos, que poderá se inserir nas novas discussões. O cenário é propício e, certamente, está sendo avaliado.
Daniel Neves demonstra vitalidade para a disputa, mas não assume. Porém, com o novo cenário certamente fará uma reavaliação.
-
PTC
------
Vidal segue com o seu trabalho. Peca pelo distanciamento dos períodos de conversas com os demais partidos. É o único nome interno na disputa, não havendo outros possíveis postulantes, por enquanto.
-
PPS
-----
Dispõe de excelentes quadros, reavaliará a leitura do cenário e poderá lançar nome próprio. Não se limita a conversar com todas as tendências políticas.
-
PDT
------
Jediel de Castro é um nome forte dentro do partido, que fechou assim essa semana. Começa a romaria a Brasília em busca de respaldo de pesos pesados da legenda para o lançamento público do seu nome. Pela estrutura, se insere com força no cenário.