ILHA GRANDE
Você conhece?
------------------------
10h28min.
CRÍTICA
------------
Segundo o jornal O GLOBO, a revista americana "Travel + Leisure" incluiu a Praia de LOPES MENDES (Ilha Grande) entre as 12 praias mais perfeitas do mundo. Não obstante, há pouco tempo, após vitoriosa campanha publicitária coordenada pela TURISANGRA (dou o crédito)- a própria ILHA GRANDE foi democraticamente eleita entre as 7 maravilhas do estado. A visitação ao Patrimônio Ambiental redobrou. O apelo turístico é iminente. As conquistas foram justas.
-
OPINIÃO
--------------
A) Desconheço, por conta da mesma TURISANGRA (agora eu cobro), qualquer estratégia que estimule diretamente ao povo de Angra, incluindo os excluídos -por este atual governo- das comunidades periféricas para conhecer o paraíso chamado ILHA GRANDE.
B) Em quase oito anos de governo não foi criado:
- Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro
- Plano Diretor dos Recursos Hídricos
- Plano de Capacidade de Carga
- Plano de Manejo
Bem como não foi dado andamento no Programa de Recuperação das Áreas Degradadas (PRAD)
C) O Plano Diretor da Ilha Grande (em fase de elaboração) está sento elitizado, não obedecendo aos critérios sociais do Estatuto das Cidades que exige franca discussão com a sociedade local. Num primeiro instante (o dos holofotes) o debate se deu com os ilhéus, acertadamente. Mas, retirado os flashs das máquinas fotográficas e desligados os sunguns das filmadoras digitais, quando as coisas ganham o corpo decisivo, somente a elite e parte de alguns ambientalistas comprometidos (salvo honrosas excessões) é que tem estranhamente participado das reuniões, que estão acontecendo -pasmem- no centro da cidade, dificultando e desestimulando -erroneamente- a efetiva participação e contribuição dos humildes ilhéus. Provavelmente o MINISTÉRIO PÚBLICO será acionado.