PESQUISA MANIPULADA
-------------------------------------
11h35min.
DENÚNCIA
-----------------
Tenho andado pelas ruas da cidade, uma praxe exercida com afinco e prazer, conversando com amigos e admiradores do meu modesto BLOG de Opinião, e por algumas vezes me deparei com pessoas enlaçadas pelo pescoço por um boleto (crachá) de identificação com letras maiores na parte superior, onde Lê-se: TUCA JORDÃO QUER SABER.
-
A PESQUISA
------------------
Resolvi dar uma olhada no material e parei para escutar dois entrevistadores trabalhando, onde fiquei e permaneço atônito. As perguntas e o modelo dos formulários utilizados seguem exatamente os padrões propostos por institutos especializados em pesquisas de opinião pública. Segundo, há uma forte indução eleitoral favorecendo o candidato governista, a prefeitura de Angra dos Reis. Terceiro, os entrevistadores são pessoas que conhecemos do nosso dia-a-dia, sem qualquer preparo técnico aparente para o desempenho dessa função específica. Por último, não percebi qualquer cuidado com a obediência com os critérios científicos que norteiam a busca de uma resposta sociológica e estimada numa pesquisa de opinião pública.
-
OPINIÃO
----------------
Entendo que uma pesquisa feita dessa forma, avessa a qualquer respeito e acompanhamento técnico, esteja sobrecarregada de distorções metodológicas e científicas, não sendo pedagógica e eficaz, além de ser indutiva e possivelmente manipulada. Ou seja, se a busca dessa resposta coletiva for para consumo de estratégica interna de campanha do candidato situacionista, o problema é menos grave, mas ainda assim pode induzir o eleitor a uma condição de esclarecimento de que o candidato do governo esteja supostamente a frente das intenções de voto. Agora, caso essa pesquisa seja para publicação, é importante que a JUSTIÇA ELEITORAL esteja de olhos bem abertos e vigilantes. Em épocas eleitorais muita nuvem escura fecha o tempo da democracia.Por isso o guardião do povo chama-se MINISTÉRIO PÚBLICO.