quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ENTREVISTA COM CARLOS ALEXANDRE

Conforme relatei aqui, entrevistei o secretário angrense, CARLOS ALEXANDRE (Defesa Civil e Governo) para conhecer as linhas estratégicas pensadas por essa gestão. Percebi o secretário bastante envolvido com as articulações de políticas públicas do governo, estimulado e desejoso pelo desafio. Minhas considerações serão feitas mais adiante, dentro dos cem dias.
-
ENTREVISTA
-------------------
O CONVITE PARA SER SECRETÁRIO
Aceitei, mas não antes de deixar claro que quero sempre o diálogo franco. Isso quer dizer que não abro mão de apresentar as minhas sugestões e discutir os projetos para o governo. O Prefeito disse querer transparência e não só aceitou como recomendou que não abra mão nunca do diálogo. Então, aceitei.
-
SUBSECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Tenho conversado muito com a equipe e estou certo de que num curto prazo o setor poderá receber bem a todos vocês da imprensa com as mudanças que faremos no espaço físico e investimento em tecnologia.
-
ÁREAS DE RISCO
Já no primeiro semestre teremos contratado uma instituição técnica, séria e reconhecida, para fazer um levantamento e elaborar um mapa do município apontando as áreas de risco, as potenciais áreas de risco, as potenciais áreas de alagamento e de deslizamento de terra com as devidas classificações de risco. Utilizaremos o geoprocessamento- que, aliás, é importante anotar que será determinado um técnico por cada secretaria, com um mínimo de conhecimento sobre o geo, se precisar vamos qualificá-lo, para acompanhar o desenvolvimento desses estudos e também para alimentar com dados de cada secretaria os estudos permanentes da PREFEITURA, previnindo uma série de problemas com ações preventivas e corretivas.
-
ENTREPOSTO PESQUEIRO
O secretário, ALEXANDRE TABET, já determinou a uma pessoa para levantar tudo o que cerca essa questão, física e documentalmente, para cobrar responsabilidades, acionar os órgãos públicos relacionados ao assunto e, efetivamente, retomar a obra. Ainda que tenham de ser feitos alguns reajustes, a produção pesqueira e o seu escoamento precisa ter a sua logística melhorada. Esse é também um desafio do nosso governo, um compromisso com os pescadores.
-
CONCURSOS PÚBLICOS
Estamos chamando o pessoal da educação, da saúde. Não há previsão, por enquanto, para a abertura de novos concursos, mas a demanda é que nos fará promovê-lo. Esperemos um pouco mais. Essa crise econômica mundial já está nos trazendo sérios prejuízos financeiros. Mas, estamos atentos e não perderemos a nossa capacidade de investimento, o Prefeito está se mexzendo muito para que a casa não seja desarrumada por essa crise. Outra coisa importante, foi criada uma Comissão Técnica, por decreto, que fará análises prévias sobre todo e qualquer investimento da Prefeitura, fazendo avaliações do impacto financeiro e as devidas previsões orçamentárias. Não será gasto um centavo sequer, sem que antes tenhámos estudos que permitam que sejam feitos.
-
REFORMA ADMINISTRATIVA
Fizemos uma há pouco para readequação do atual cenário. Não há qualquer previsão para que outra seja feita, mas não está também descartada. Em havendo alguma necessidade, forçada pelo contexto geral, poderá ser discutida internamente. O Prefeito está satisfeito, por enquanto.
-
CONSULTORIAS TÉCNICAS
Poderão sim ser contratadas, desde que sejam necessárias e que as matérias não possam ser atendidas pelos servidores públicos e pelo nosso quadro disponível.
-
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Essaa é uma das principais exigências do Prefeito. Já conversamos com a Eletronuclear, que se comprometeu de ajudar na qualificação da mão de obra local para a contratação nas obras de Angra 3. A secretaria de assuntos economicos está captando novas empresas para se instalarem no nosso município, está aí o exemplo da Spirit Ferret, buscando nessas articulações o compromisso do empresário em qualificar e contratar a mão de obra local. Esse é um grande salto que estamos dando. Tem muitos pais de família desempregados, e o Prefeito nos cobra sempre que busquemos uma solução para esse problema social. Pode nos cobrar isso mais tarde.
-
TACs (TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA AMBIENTAL)
Será criada uma Comissão para elaborar esses TACs. Temos interesse em corrigir os passivos. Convidaremos o Ministério Público para ter assento à mesa. Isso dará mais transparência as nossas ações.
-
UM DESAFIO
Criar oportunidades de emprego, melhorar a saúde pública, dar mais qualidade a educação e resgatar nossa dívida social. Me entristece ver pais de famíla sendo demitidos, inclusive os que sairam da Prefeitura. O governo se empenhará em buscar o nosso desenvolvimento econômico, e social. E, aliás, caro Adelson, o espelho dessa entrevista fará com que você perceba que boa parte das suas críticas -que há tempos você tem feito e eu acompanho- estão se tornando uma realidade. Assim, essa é também uma conquista pessoal, sua. Resposta a suia antiga luta, assim como a de muitos que querem o bem da nossa cidade.
29/01/09
12h57min.