sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ENTREVISTA COM PRESIDENTE DA CULTUAR

Apresentei uma crítica em relação ao esvaziamento que estaria sofrendo a FUNDAÇÃO DE CULTURA DE ANGRA DOS REIS (CULTUAR), há alguns poucos dias. O competente assessor de imprensa, ANDREI LARA, pediu que ouvisse os planos do secretário, MÁRIO DOS ANJOS. O fiz, e relato agora um resumo dessa entrevista.
-
ENTREVISTA
MÁRIO DOS ANJOS
(Presidente da Cultuar)
---------------------------------

FALANDO DA CULTUAR
Disse haver pouca estrutura humana disponível para fazer tudo o que gostaria e que precisa, mas que entende a situação do governo frente a crise economica mundial. Afirmou ainda, que quanto a minha última crítica em relação ao acervo histórico, que o que fora transferido foi somente a parte física, sendo toda a responsabilidade da Cultuar, procurando enfatizar que o setorial do acervo histórico ainda está no Conselho de Cultura.
-
PROJETOS
O Presidente afirmou que retomou o trabalho em que sintetiza as diversas propostas apresentadas pelo setor cultural, no ano passado. A cultura caiçara será melhorada. Disse já ter estabelecido uma parceria com o pssoal de Tarituba, reativando a ciranda no Abraão. Afirmou estar buscando parcerias com o SESC para apresentações culturais no Teatro Municipal, o que traria grandes espetáculos para o município, assim, ficaria reservado 1/3 das datas do ano previsto para o movimento cultural local. Nessa parceria, busca-se também a abertura de escolas específicas profissionalizantes, das artes cênicas e outras. Assegurou estar em vias de viabilizar um convênio com a empresa Marina Verolme, que consiste na reforma e no aproveitamento do espaço físico do antigo colégio Cornellis Verolme- que está na área do empreendimento. Outra idéia apresentada pelo presidente, é a busca contínua pela descentralização dos eventos, como o Teatro de Rua, por exemplo, acontecendo pelos bairros. A Casa de Cultura voltará a retomar as exposições das artrs plásticas. Outro projeto interessante, seria o de resgatar a memória angrense com a narrativa de história e causos, por pessoas de mais idade e de reconhecida atuação no município. Haverá incentivo à arte visual. O Festival de Música buscará ser ainda mais atrativo e charmoso. Disse também, que está fechando uma parceria com BRUNO CHATEAUBRIAND para a implantação de um projeto de música. O Presidente, afirmou também que está em busca da inserção mais abrangente no Plano Federal de Cultura- que consiste em ir até os municípios e conhecer as atividades desejadas e, então, disponibilizar recursos e estrutura para o seu acontecimento; assim como o Ponto de Cultura, do Governo do Estado- que atenderá a parcerias com a comunidade quilombola, por exemplo.
-
BLOG
O Presidente afirmou que copiará o modelo de comunicação direta com a sociedade, através de um BLOG INSTITUCIONAL, como o que foi criado pelo ex-ministro, GILBERTO GIL, que terá até associação de imagens. "Será algo muito interessante", disse.
-
COLETIVA
Está sendo preparada para março, nos 100 dias de gestão, uma entrevista coletiva, regado a um bom café com jogo novo de xícaras (que prometeram que será muito comentado), para a apresentação da nova cara da CULTUAR.
30/01/09
20h43min.
adelsonpimenta@ig.com.br