Já fiz algumas considerações aqui sobre a precária situação em que vive o município angrense em relação aos seus CEMITÉRIOS, tanto os públicos quanto os privados, sem excessão, todos estão irregulares frente a legislação pertinente, e carecem de vagas. Num olhar com o mínimo de planejamento será facilmente percebido que esta Pauta se faz urgentemente necessária. Por conta dessas intervenções postadas aqui, este Modesto Blog de Opinião tem sido constantemente procurado para fornecer maiores informações sobre as suas postagens à diversos outros veículos de comunicação de massa. Pois bem, vejamos agora o que retrata outros blogs da cidade:
-
DO: ANGRAPOL
-----------------------
ABSURDO: No Sábado faleceu uma senhora conhecida nossa
Somente ontem foi liberado o corpo, a família velou o corpo da matriarca de Sábado até Hoje quando ocorreu o enterro, apesar de ela residir na Japuíba, só havia vaga no cemitério do Bracuí. Já passou da hora da comunidade de cada bairro se organizar independentemente da sua respectiva associação e reinvindicar as questões mais cruciais para sua população. A maioria das associações estão cooptadas pelo Governo. Seus interesses se chocam com os do Governo, aí quem sai perdendo é a população.Será que a Japuíba não poderia ter pelo menos um Cemitério Decente?
Postado por angrapol às 20:20 4 comentários
Do Site Notícia Pescada: Carta Denúncia
Um leitor ao gual prefere proteger o nome enviou ao Notícia Pescada, uma carta-desabafo sobre um problema sério em Angra dos Reis, a falta de uma capela mortuária. O texto é completo e não deixa margem a dúvidas."Em 2005 o então prefeito reeleito Fernando Jordão, afirmou com extrema segurança que “deixaria para o povo angrense uma capela mortuária decente”. Disse que seria uma promessa cumprinda até o último dia da sua nova gestão. O tempo passou, meses, semanas, dias, minutos, segundos e até às 23h59 de 31 de dezembro de 2008 nada, absolutamente nada foi feito. Infelizmente este mês, perdi um ente muito querido, meu pai. Não bastasse a dor da saudade, senti na pele o desrespeito DOS NOSSOS GOVERNANTES a quem deu uma vida inteira de trabalho AO MUNICÍPIO. Sabia que a BALELA POLÍTICA não foi cumprida e não queria que meu pai querido fosse velado em um necrotério degradante, feio e frio – indigno de uma cidade com arrecadação acima de R$ 400 milhões por ano. Felizmente este homem tinha amigos e entre um e outro arranjo, ele pode ser homenageado por parentes e amigos na Igreja de Santa Luzia.Tenho certeza que ao fim da vida o ex-prefeito receberá as últimas orações quem sabe na Câmara Municipal, que muitas vezes faz a vez de CAPELA MORTUÁRIA também. Mas, espero que até lá alguém cumpra essa promessa descumprida – aliás, que passou a ser mentira desde o último dia 31.Claro que já preparei minha própria saída alternativa, pedindo a família que me jogue em cinzas ao mar depois de doar meus órgãos. Afinal, já fui enganado uma vez."
-
OPINIÃO
-------------
Quando fui convidado pela TV BANDEIRANTES para dar vida a esta pauta, fomos fazer a matéria no CEMITÉRIO DO BELÉM. Lá chegando, encontrei com a equipe da emissora que estava terminado de fazer algumas imagens para enriquecer a edição, sendo que estavam impressionados com um corpo que havia acabado de ser removido de uma gaveta para ser colocado numa cova, pois já havia 5 anos enterrado e o corpo não havia decomposto. As imagens foram tão fortes que o repórter ãfirmou que não iria para o ar, pois chocava muito. Ou seja, reafirmo que os CEMITÉRIOS em Angra foram construídos a revelia da legislação, da engenharia pertinente. Há, possivelmente, contaminação do lençol freático, dificuldade na decomposição dos corpos, saponificação, e afins. Quanto as vagas, isso beira ao ridículo, justamente por saber que a Secretária de Ação Social, CÉLIA JORDÃO, nega esse fato, peremptóriamente. Creio, sinceramente, que a Vigilância Sanitária do estado, quiçá o setor responsável do governo federal, devam ser acionados imediatamente para proceder uma inspeção criteriosa nos Cemitérios de Angra, sob pena de estarmos comprometendo -inclusive- a qualidade de vida de incontáveis munícipes. Um só detalhe, no Plano de Governo do então candidato, TUCA JORDÃO, nenhuma linha sequer sobre o assunto foi anotada. E aí, meu caro leitor?
18/02/09
10h13min.