Leigo, acusadamente, e ainda por cima portador da lisonja de intrometido sobre temas de ordem pública, vou continuar focando minhas observações sobre a questão da necessidade de um plajamento urbano integrado nas regiões. A minha preocupação maior é a da falta de planejamento para as cidades, com objetivos de médio prazo, ao menos- que deveria estar sendo esboçada pelos "sábios" da gestão pública. Como não existe espaço vazio e conhecimento nunca é demais, cá estou eu de novo- desaforadamente.
-
Tenho publicado a minha leitura do processo de desenvolvimento a que estão sendo acometidas as regiões do Sul Fluminense, em Angra com a expectativa do empreendimento Angra 3, com a esperada retomada da indústria naval, com o procurado aquecimento turístico em Mangaratiba e Paraty- principalmente, e com a necessidade peremptória de recolocar o porto em produção; e a do Litoral Norte Paulista, que tem em Ubatuba a definição de investimentos na promoção do turismo. Em Caraguatatuba, idem, adicionada da certeza das operações decorrentes do armazenamento do Gás do Campo de Mexilhão. Em São Sebastião, praticamente interligado aos projetos de Caraguá, há a busca pela qualidade turística, mas principalmente ambas as cidades estão inseridas na expectativa do porto sebastianense, além da possível construção de novos berços de descarga de petróleo no pier da Petrobrás, e é claro as operações decorrentes do petróleo da Bacia de Santos (Pré-Sal), enfim, bem como Ilhabela que se artiula com nervos de aço para não ficar de fora (é quase impossível que isso aconteça) dessa festa.
-
Como se vê por essa breve exposição, ambas as regiões serão, se é que já não estejam sendo, alvos da cobiça mercantilista, da especulação imobiliária, da perspectiva de emprego, e da safadeza de criminosos também. Entendo que esse progresso seja inevitável, mas a falta de planejamento integrado entre as regiões é prejudicial desde já e ainda é, no mínimo, baixa percepção ou insuficiência de inteligência de muitos daqueles que se incomodam com uma visão como esta que corajosamente defendo aqui, ou em qualquer outro debate que busque a melhoria da nossa qualidade de vida .
23/04/09
16h03min.
adelsonpimenta@ig.com.br
programadeopiniao.blogspot.com
23/04/09
16h03min.
adelsonpimenta@ig.com.br
programadeopiniao.blogspot.com