sexta-feira, 15 de maio de 2009

OS PPAs ESTÃO NO FORNO


Os municípios da região, Sul fluminense, e Litoral Norte Paulista, estão com o Plano Plurianual no forno, cada um confeccionando o seu- a seu modo. O prazo para a entrega na Câmara Municipal é ali por setembro (não tenho a data exata), e a partir da apresentação desse macro-planejamento, é que será possível então ter um espelho melhor da estimativa da futura receita pública/2010, de cada um. Não me deram acesso a sistemática de nenhum deles, em nenhum dos municípios atendidos por este Modesto Blog de Opinião, pois a resposta que obtive (dos que consultei) é sempre a mesma, "ainda não temos nada pronto, estamos preparando, mas tão logo tenhámos o resultado final- certamente a imprensa terá acesso", disseram. De qualquer sorte, pelo pouco que conheço da matéria, os governos devem estar fazendo malabarismos para encontrar uma estimativa mais próxima possível da realidade, visto que a grave crise mundial tem feito oscilações consideráveis nas fontes de arrecadação. Um dos problemas que pode ocorrer, caso haja uma previsão muito longe da realidade, é haver overbooking entre o dinheiro disponível para pagar- e os valores que forem empenhados. Isso é realmente traumático, e é preciso errar o menos possível. Nas conversas que tenho podido manter com os vereadores que presidem a Comissão de Orçamento nas Câmaras municipais, tenho feito o pedido de que nas Audiências Públicas abram os microfones, afinal ali é a Casa de debate do povo. O vereador angrense, LEANDRO SILVA (Comissão) me assegurou que sequer pensou em interromper esse legado histórico do povo. Assim espero.

15/05/09 - 23h05min. - adelsonpimenta@ig.com.br - BLOG