sábado, 18 de julho de 2009

RESPOSTA AO BLOG TANGRA

Caro TAngra,
Lamento que as duas frases expostas em seu blog, de referência deste Modesto Blog, tenham sido extraídas de um contexto mais profundo- sem considerá-lo por origem. Da forma como foi publicado em seu blog, fica a impressão antagônica do sentido empregado em meu texto.
-
Senão, vejamos:
'nomeação política, a prerrogativa é do prefeito'. Creio que não haja discordância quanto a isso. Em meu texto de referência, a ideia foi mostrar (por isso desconsiderar o contexto torna o entendimento distorcido) que o interlocutor do e-mail não pede nem nunca pediu apoio por um movimento maior pelo esporte como um todo, mas sim por um possível 'amigo da família' que acaba de ser exonerado de um cargo de confiança política do governo. Nessa, não entro. E foi nesse contexto que a frase foi empregada.
-
A outra frase descolada do texto foi: 'se souber fechar os acordos certos'. Novamente digo, se lido assim, pela frieza da frase dá-se a impressão de atos escusos ou tramas pela corrupção. Não é o que se lê no contexto do meu blog, mas é o que fica subentendido na leitura do TAngra. Nesse paso, reitero o que disse no contexto de origem, que se o LEANDRO SILVA, que é um jovem brilhante, se souber fechar os acordos certos, deslancha. De que acordo trata então este contexto? Digo: dos acordos políticos naturais e inerentes na vida política mundial. Não se faz política sem que os acordos sejam feitos.
-
Então, cabe a pegunta: de quais acordos trata o contexto? Eu digo: dos acordos politicos naturais onde se decide quem terá a legenda para ser candidato a quê; quem será o líder do partido no parlamento, ou na Câmara; quem terá maior espaço de mídia de direito do partido, e afins. Não nos esqueçamos que o mandato, pelo entendimento do STF não é do eleito, e sim do partido. O eleito tornou-se gestor de um mandato do partido. É uma coisa esquisita mesmo, mas é da Lei Eleitoral Brasileira. Logo, como todos sabemos bem, a maioria -senão todos- os partidos brasileiros tem caciques, e são eles quem decide o espaço de cada um dentro da agremiação. Aqui entram as articulações, os acordos políticos, enfim. Nessa tacada, reitero sem polemizar a questão, se LEANDRO SILVA souber fechar os acordos certos, poderá deslanchar com a estrutura partidária; caso contrário, terá de se tornar um fenômeno eleitoral. Pelo visto, ao declinar de sua pretensão para as próximas eleições, LEANDRO fez algum acordo político que, de alguma maneira, entenda ser o melhor para pavimentar seu caminho político que vem trilhando com a desenvoltura que considera boa. Se esse acordo foi bom ou ruim pra ele, só tempo dirá, até por que não tive acesso ao que de fato foi tratado. Mas ele fez um acordo político. É isso, modestamente falando.
-
18/07/09 - 21h17min. - adelsonpimenta@ig.com.br - BLOG