Está lançada a polêmica. O Governo do Estado de São Paulo quer expandir o Porto de São Sebastião, transformando-o num megaporto com 1 milhão de m² (hoje é pouco mais de 400 mil metros quadrados), aumentando o número de navios atracados (dos atuais quatro para 18) e com previsão oficial de movimentação de 25 milhões de toneladas. E tudo isso sem retroarea. Sem projeto de ferrovias. Sem rodovias suficientes.
Funil
A primeira pergunta que se faz: como tudo isso vai caber numa cidade como São Sebastião, espremida entre o mar e a serra, e sua cidade vizinha Ilhabela
Custo x benefício
Consultor atento do setor faz também indagações: a ampliação do Porto de São Sebastião vai resolver os problemas do sistema portuário nacional por causa das deficiências do Porto de Santos? Se o Porto de Santos alcançar a eficiência esses investimentos se justificam?
Amnésia
Talvez por estar com a atenção voltada para o projeto do megaporto de São Sebastião, o governador José Serra esqueceu que o maior porto do Hemisfério Sul ainda continua no Estado de São Paulo. E que, a exemplo de outros governos estaduais que saem em defesa dos seus portos, precisa, de vez em quando, sair em defesa do Porto de Santos. Um bom começo é o governo participar da discussão sobre o canal do porto e a implantação de uma rede fluvial na Baixada Santista.
Reação
A Agenda 21 de Ilhabela promove entre os dias 24 e 28 de agosto uma série de palestras sobre a expansão do Porto no Litoral Norte.
Funil
A primeira pergunta que se faz: como tudo isso vai caber numa cidade como São Sebastião, espremida entre o mar e a serra, e sua cidade vizinha Ilhabela
Custo x benefício
Consultor atento do setor faz também indagações: a ampliação do Porto de São Sebastião vai resolver os problemas do sistema portuário nacional por causa das deficiências do Porto de Santos? Se o Porto de Santos alcançar a eficiência esses investimentos se justificam?
Amnésia
Talvez por estar com a atenção voltada para o projeto do megaporto de São Sebastião, o governador José Serra esqueceu que o maior porto do Hemisfério Sul ainda continua no Estado de São Paulo. E que, a exemplo de outros governos estaduais que saem em defesa dos seus portos, precisa, de vez em quando, sair em defesa do Porto de Santos. Um bom começo é o governo participar da discussão sobre o canal do porto e a implantação de uma rede fluvial na Baixada Santista.
Reação
A Agenda 21 de Ilhabela promove entre os dias 24 e 28 de agosto uma série de palestras sobre a expansão do Porto no Litoral Norte.
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Extraído do site Portogente
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26/08/09 - 14h13min. - adelsonpimenta@ig.com.br - blog