Antes de ontem a noite eu ouvi um zunzunzum pelos corredores da Câmara sebastianense sobre qualquer coisa como a possível presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, XICO GRAZIANO, em São Sebastião- no dia seguinte (ontem, portanto). O que me despertou mais atenção naquele instante, foi o fato de ver os vereadores (principalmente os da base governista) constrangidos em não ter respostas quanto aos objetivos dessa visita. Ou seja, nem mesmo eles foram comunicados sobre essa visita do secretário à cidade, visto que souberam da mesma forma que eu soube- por acaso. Esse negócio sempre vaza, não tem jeito. Pois bem, a minha caixa de entrada de e-mail está entupida com participações atõnitas com o que está acontecendo na região, com o obscurantismo praticado pelos 'donos do poder absoluto'. O secretário realmente esteve na cidade para discutir o Projeto Porto-Cidade, que prevê a sua ampliação e modernização. Pasmem, mas esse secretário disse estar surpreso por ver muits pessoas no auditório (aproximadamente 50), afirmando que veio a pedido do Governador SERRA (PSDB)- mas que "só esperava ter 15 pessoas no máximo, ligadas aos movimentos ambientalistas", enfatizando: " mas já que estamos aqui...mas eu tenho horário pra voltar; portanto, perguntem logo em tempo curto...", e mais- pediu que a imprensa não participasse.
-
O jornal 'Imprensa Livre' traz uma matéria muito interessante com essa abordagem, leia um trecho:
-------------------------------------------------------------
Realizado no Teatro Municipal, o encontro contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas e surpreendeu o secretário que esperava apenas 15 convidados ligados à área ambiental. Segundo Graziano, a ideia era não fazer alarde.Durante duas horas, o secretário organizou como seriam feitos os questionamentos e as colocações sobre o tema discutido. Cada participante teve apenas três minutos para se expressar, por conta do horário apertado. “Tenho que começar a sair a partir do meio-dia [eram 10h30 no momento em que fez o comentário]”, disse. Ao ver a grande quantidade de interessados na reunião, a maioria secretários municipais sebastianenses e representantes de Organizações Não Governamentais (Ong’s), Graziano também disparou. “Não esperava por tantas pessoas, mas já que estamos aqui, temos que aproveitar o tempo da melhor forma e, se possível, sem a presença da imprensa”.No encontro, o secretário informou que a reunião foi motivada por uma solicitação do governador José Serra (PSDB). “Ele [Serra] me incumbiu de falar sobre isso [ampliação do porto]. E, até para demonstrar o respeito que temos pelo litoral, o governador me pediu para que ficasse de olho grande na região”, declarou.
-
E, com isso, eu pergunto: que tipo de governo é esse que envia um secretário de estado para debater um assunto das mais elevada importância estratégica para a economia não só da região, senão de todo o Brasil, tentando chegar na surdina, sem alarde, para bater papo com meia dúzia de pessoas e voltar para o seu gabinete refrigerado com o sentimento de dever cumprido ? Isso é simplesmente ridículo. E é dessa mesma forma (suponho eu) que o mesmo governador esteja tratando a imbecilidade da imposição de 4 Praças de Pedágio na Rodovia Rio-Santos. Desse jeito não governador, na marra não vai. Quanto aos Prefeitos de Ilhabela e São Sebastião, nota zero pela conivência e pelo desinteresse em confabular transparentemente com a sociedade do Litoral Norte Paulista
-
28/09/09 - 03h08min. - adelsonpimenta@ig.com.br - blog