de São Sebastião com 19 exigências
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Ao menos sete delas se referem a estudos detalhados sobre o meio ambiente do Canal de São Sebastião que vai abrigar as novas docas. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) decidiu, na última semana, devolver o estudo sobre os impactos ambientais da ampliação do porto de São Sebastião.
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O EIA-Rima (estudo e relatório de impacto ambiental) foi apresentado ao órgão pela Companhia Docas de São Sebastião. As obras de ampliação, planejadas pelo governo do Estado para começar já em 2010, devem deixar Ilhabela com a vista para um paredão de navios e contêineres. Desde o anúncio da ampliação, ONGs, entidades e políticos da cidade se mobilizaram para tentar ao menos reduzir os impactos na cidade. A devolução do estudo é um dos primeiros frutos da mobilização. No dia 14 de setembro, um ofício assinado pelo coordenador de licenciamento de transportes do Ibama, Eugenio Pio Costa, condiciona a aceitação a 19 exigências. Ao menos sete delas se referem a estudos detalhados sobre o meio ambiente do canal que vai abrigar as novas docas, como, por exemplo, uma estimativa de quantas baleias passam pelo local. Entre as outras exigências estão a elaboração, por parte do governo, de um Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes e um levantamento de quantos empregos devem ser gerados no empreendimento.
Ampliação
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Há dois projetos para a ampliação e o mais avançado, elaborado pelo governo do Estado, quer ampliar em 30 vezes a capacidade do porto, alcançando 1,5 milhão de contêineres por ano. Uma área de 40 campos de futebol foi reservada para pilhas de até cinco contêineres de altura. O plano prevê ainda receber o chamado "gigante dos mares" -- navio com quase 400 metros e altura de dez andares. O número de navios ancorados passará de quatro para 18 por vez.
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27/09/09 - 06h05min. - adelsonpimenta@ig.com.br