segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MANIFESTO DO SETOR TURÍSTICO

PAUTA DO LEITOR
( Por e-mail )
-----------------------------------
Prezados,


Faço minhas as suas palavras e penso que a resposta deva ser dada com devida ENERGIA e se necessário com o uso da FORÇA através dos dispositivos legais que estiverem disponíveis.

Gostaria só de refrescar a memória de todos quanto aos ataques NATURAIS E OUTROS NEM TANTO, que estamos sofrente há cerca de dois anos e, que aos poucos, vem degradando a sustentabilidade econômica da atividade turística na região, como exemplo destes ataques podemos citar :

1) Em Janeiro de 2008, as chuvas que acabaram com a nossa temporada a partir de 20 janeiro daquele ano. Resultado = queda de 35% no movimento de alta temporada.

2) Em Dezembro de 2008, o EXAGERO DAS AUTORIDADES E DA MÍDIA ANUNCIANDO que um surto de DENGUE estaria matando turistas na região e novamente as chuvas a partir de 19 de janeiro daquele ano. Resultado = queda de 40% a 50% no movimento de alta temporada.

3) Ainda em 2009, o anúncio MAIS UMA VEZ EXAGERADO DAS AUTORIDADES E DA MÍDIA que a GRIPE SUINA ESTARIA MATANDO MAIS TURISTAS NA REGIÃO. RESULTADO = O único fôlego que receberíamos no meio do ano para reunir recursos e chegar a próxima temporada foi sufocado pela queda em 90% do movimento de férias na região e o turismo INTERNACIONAL do segundo semestre caiu em cerca de 45%. Neste momento muitas empresas foram obrigadas a contratar financiamentos visando chegar a nova alta temporada vivos outras simplesmente fecharam as portas.

4) Em DEZ/2009 e JAN/2010 - Acontece a tragédia em ANGRA e na Praia do BANANAL. As AUTORIDADES COM A AJUDA DE SUA FIEL ESCUDEIRA, A MÍDIA, mais uma vez fazem a sua parte DESTRUINDO TODAS AS ESPERANÇAS DE RECUPERAÇÃO com suas declarações IRRESPONSÁVEIS de que todos os turistas deveriam SAIR DA ILHA GRANDE. RESULTADO = estamos com mais de 75% de queda no movimento em relação a uma alta temporada normal.

5) Vale lembrar também que nos últimos anos todos nós estamos solicitando ao poder público municipal, estadual e federal o combate na atuação dos ilegais / informais no turismo da região. A FALTA DE ATUAÇÃO e OMISSÃO do poder público nesta questão também vem gerando enormes perdas visto que não é possível entrar em CONCORRÊNCIA com quem não tem as despesas que a FORMALIDADE GERA. Este problema vem gerando a degradação contínua da qualidade, segurança e sustentabilidade da economia na região.

6) LEMBRO QUE AINDA NÃO COMEÇOU A CHOVER, pelas previsões do INPE.

A GRANDE TRAGÉDIA na verdade ainda não aconteceu, mas não é preciso ser VIDENTE para ver que o DESEMPREGO e a QUEBRADEIRA DO SETOR iniciará a partir de ABRIL gerando com certeza um efeito em cascata sobre a sustentabilidade sócio-econômica da região e, neste ponto, estamos falando por exemplo no aumento ou surgimento das primeiras estatísticas de violência na Ilha Grande e do fechamento de diversas empresas do setor em todo o municipio. O INPE está ALERTANDO quanto ao ALTO ÍNDICE DE CHUVAS para esta temporada há mais de dois meses conforme poderá ser observado na matéria do JORNAL O GLOBO, em anexo. Na minha visão : Pelo exagero das autoridades em suas declarações, pela INÉRCIA e OMISSÃO em tomar as AÇÕES PREVENTIVAS e CORRETIVAS e, pelo GOSTO DA MÍDIA em relação a desgraça alheia com suas matérias alarmantes e MENTIROSAS, foram gerados INCALCULÁVEIS DANOS 'A IMAGEM DE NOSSOS DESTINOS TURISTICOS, causando perdas MATERIAIS, danos MORAIS e LUCRO CESSANTE em nossa atividade. ALGUÉM TEM QUE PAGAR POR ISSO !!! E TODOS NÓS SABEMOS QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS DIRETOS... Um plano de midia pode atenuar um pouco o problema mas jamais fara com que recuperemos as perdas acumuladas na primeira quinzena de janeiro. MINHA SUGESTÃO É UMA AÇÃO JUDICIAL CONJUNTA ATRAVÉS DOS BUREAUS DE ILHA GRANDE E ANGRA DOS REIS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODO O TRADE VISANDO A RECUPERAÇÃO DESTAS PERDAS atraves dos recursos judiciais cabiveis

Desculpem-me pelo desabafo mas realmente não aguento mais ver tanta omissão e nenhuma ação concreta.

Eduardo Nicol
Phoenix Turismo
Ilha Grande - Brasil
-
19h48min.                            -                          adelsonpimenta@ig.com.br