sexta-feira, 19 de março de 2010

UFA! DILMA FALA



A ministra da Casa Civil, DILMA, finalmente rompeu o silêncio e criticou nesta sexta-feira os novos critérios aprovados pela Câmara dos Deputados para a divisão dos royalties do petróleo. Bom saber disso. Para ela, a mudança nas regras é inconstitucional e não deveria ter sido feita influenciada pelas "emocionalidades" de um ano eleitoral.
FRASE
"A Constituição prevê que os Estados produtores, confrontantes ou que tenham algum equipamento relativo a algum processo (de exploração e produção de petróleo) sejam contemplados diferenciadamente", 
DILMA ROUSSEF 

A aprovação da emenda substituiu um acordo que havia sido fechado entre os Estados e o governo federal em meio aos debates sobre o marco regulatório para a exploração da camada pré-sal, o qual constava do relatório de autoria do líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN). Dilma lamentou a derrota do texto do relator, e classificou de "falha" a mudança na distribuição de royalties provenientes de contratos já assinados. "Isso nós nunca cogitamos. Não é possível ser feito, isso já é direito adquirido dos Estados e está em outro marco regulatório." Me agradou muito essa defesa da manutenção das regras do jogo, e de que o desvio de acordos prévios não entre as lideranças políticas não tenha sido bem aceito por ela. Gostei, e vou comentar esse posicionamento da DILMA mais tarde. Agora fala tú SERRA.
22h54min.              -                 adelsonpimenta@ig.com.br