quarta-feira, 21 de abril de 2010

DEBATENDO A CIDADE

Antes tarde que nunca.
Boa noite pessoal!

Olha, o calendário angrense a que tive acesso há pouco é confortante- se olhado pelo lado em que resgata a retomada do diálogo direto entre governantes e a população e sociedade civil organizada, mas é falho- se observado que o mesmo se servirá de prazos em que praticamente se esgotaram as possibilidades de se produzir a partir daqui um extrato que possa ser utilizado já no próximo exercício financeiro. Digo isso por que já está praticamente concluída a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (L.D.O), que pode sabidamente sofrer alterações pontuais ainda pelo próprio Executivo- enquanto a confecciona, como também pelos vereadores no ato da apreciação e aprovação da matéria. Mas, se estudado pelo histórico dessas discussões, assusta pela falta de prática pelas alterações. Sei lá, mas receio que se possa ter desperdiçado uma oportunidade ter ter havido a promoção desses debates há mais tempo, que tivesse proporcionado tempo suficiente para que o Orçamento Municipal fosse construído com esses apontamentos extraídos nesses eventos. 

Venho reclamando aqui a ausência da 'Conferência da Cidade', que finalmente será realizada na próxima terça-feira no Centro de Estudos Ambientais (CEA). Pelo que soube, o governo se dividirá, estando também reunido nesse mesmo dia num seminário para secretários, sub-secretários e assessores, no Clube Aquidabã, em dinâmica tomada pela anunciada 'Escola de Governo'. Tomei a liberdade de questionar a finalidade deste encontro, ao que me foi dito servir para que aprofundar a comunicação interna, criar mecanismos de maior interatividade com a população, demonstrar todas as ações em andamento e as planejadas pelo próprio governo, explicar o funcionamento do chamado 'Escritório de Projetos', cobrar e definir responsabilidades dos Cargos Comissionados (CC-4 e CC-5), além dos servidores com funções gratificadas (fg).

Os informes dão conta ainda de que o governo pretende espichar a prosa com o movimento popular (enfraquecido nos últimos anos), patrocinando um 'Congresso de Políticas Públicas com as Associações de Moradores', previsto para o próximo dia 08/05. Abro um parênteses aqui para sugerir que os líderes comunitários se exercitem previamente ouvindo e discutindo com suas comunidades sobre quais prioridades pretendem deliberar junto ao governo nesse evento específico, e que criem instrumentos de fiscalização social e cobranças pelas ações que serão propostas e acordadas. Finalmente, deixar este blog disposto a contribuir nestes debates, além de pôr este observatório na Câmara, por entender que os vereadores é quem terão a função primária de afiançar as deliberações populares e as decisões à serem tomadas nesses eventos. O futuro urbano, social e ambiental de Angra é que dever ser o foco, afinal este não espera- é já!
18h37min.                -                     adelsonpimenta@ig.com.br