segunda-feira, 21 de junho de 2010

CESAR MAIA RESPONDE

ENCAMINHADAS
 POR E-MAIL
--------------------------------
Adelson,
segue as respostas dadas pelo candidato Cesar Maia

01) Estudo recente mostra que a indústria alça o Sudeste novamente a liderança do crescimento. Como traduzir isso em emprego, renda e qualidade de vida, por intermédio das políticas públicas?
CM- Há que se ver os números com cuidado pois a base é 2009 quando o Sudeste foi quem mais caiu. Precisamos garantir os grandes investimentos para nosso Estado -Thyssen que inaugura em agosto, Siderúrgica de Porto de Açu, a terceira usina de Angra, Refinaria Comperj... e lutar por isso.

02) Na Baía da Ilha Grande está a segunda maior produção de sardinha do país. Como render a pescador o fruto de tanta produção, através das políticas públicas?
CM- Criando uma coordenação de pesca no Estado, garantindo capital de giro e mercado.

03) O porto de Angra perde capacidade de competitividade comercial por falta de investimentos em sua estrutura e na logística que o atende.Como devolver a este setor sua importância no cenário econômico regional, se utilizando das políticas públicas?
CM- Um bom exemplo do que se deixou de fazer por falta de pressão no governo federal e de compreensão dele. Deve-se tratar a atividade portuária no conjunto do Estado e não de forma isolada em um ou outro.

04) Os resíduos sólidos ocupam uma das agendas mais intragáveis para o Sul Fluminense, sem solução plausível aparente. Como equacionar este problema, via políticas públicas?
CM- É um enfrentamento importante em função da máfia do lixo. Mas já há aqui e no Brasil bons exemplos de aterro sanitário que podem ser reproduzidos por consórcio de municípios aliviando as despesas de um isoladamente.

05) Royalties do Petróleo e do Gás, e ICMS das mesmas fontes tem servido de grandes embates federativos ultimamente.

A) Como proceder neste jogo do poder para que os Estados e municípios produtores não sofram com decisões intempestivas?
CM- Espero que Lula cumpra a sua palavra e vete essa lei absurda e deixe que a próxima legislatura trate de questão tão delicada.

B) Como criar mecanismos para assegurar que estes recursos não sejam investidos nas finalidades específicas para os quais são propostos?
CM- Lei detalhando e TCE-TCU fiscalizando,

C) Por que são alocados na receita corrente, e não na capital?
CM- Porque assim foram incluidos na constituição.

06) Quem são seus suplentes e como foram escolhidos, e onde estão eles
agora?
CM- Ronaldo Cezar Coelho pelo grande trabalho que fez de atração de empresas para o Estado do Rio, e Betinho, vereador em Nilópolis, pelo trabalho de coordenação que realiza na Baixada Fluminense.

07) Quais os principais desafios da região sul fluminense nos próximos anos, a seu ver?
CM- Consolidar-se como polo industrial, definir o ponto de parada do Trem Bala, ter um plano regional ambiental e priorizar o ensino médio e profissional.

Quintino Gomes Freire
Assessoria de Mídias Sociais