segunda-feira, 28 de junho de 2010

TRE MANTÉM GAROTINHO INELEGÍVEL

Na manhã de hoje (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) manteve a cassação do mandato da prefeita de Campos, ROSINHA(PR), e confirmou a inelegibilidade do seu marido, o ex-governador GAROTINHO (PR), que pretendia concorrer novamente ao cargo. O TRE rejeitou os recursos apresentados pelo casal contra sentença proferida a cerca de 15 dias. Agora, para poder concorrer ao governo do estado, Garotinho tem apenas dois dias para conseguir um efeito suspensivo junto ao TSE para registar sua candidatura. A Justiça determinou ainda o afastamento imediato de Rosinha do cargo.

Garotinho segue inelegível por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social nas eleições de 2008. Na decisão de maio deste ano, o TRE cassou o mandato da prefeita de Campos, Rosinha , por abuso do poder econômico. A Corte Regional também tornou inelegíveis tanto a prefeita cassada como Anthony Garotinho e mais três comunicadores da rádio "O Diário". O TRE entendeu que Rosinha teria sido beneficiada por publicações e programas favoráveis, destacando-se a entrevista que concedeu, como pré-candidata, em 14 de junho de 2008, em programa de rádio conduzido por Garotinho, seu marido. O ex-governador lembra que o prazo de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral termina em 5 de julho.
Até aqui, registro do 'O DIA'- Leia mais (aqui)
-
OPINIÃO
---------------- 
Olha, a medida deve ter -é o que estou entendendo- caráter moralizador, mas atende pelo cunho condenatório. Desconheço a íntegra do processo mas analisando as poucas linhas que tem sido publicadas pela grande mídia, entendo ser sim uma medida necessária, mas sinceramente essa tem sido uma praxe usual de incontáveis governantes de plantão. Outro ponto, há mídias importantes que se entregam a este jogo descaradamente. Logo, o fato de concordar com o emprego da medida judicial, me faz também formular uma pergunta: e quanto aos demais? Por fim, por ser uma prática comum, embora ilegal, creio que deveria ser feito uma varredura em todo o estado, onde não seria difícil encontrar diversos casos semelhantes. Privar o político de ir ao escrutínio para se legitimar pelo voto é exercer forte pressão contra a democracia. Uma justiça precisa ser justa, pois lei injusta não é lei alguma, como disse Santo Agostinho.; logo, não cebe dois pesos e duas medidas. É o que penso, até que me convençam do contrário. Finalmente, me chegou hoje ao conhecimento uma terrível especulação -à se confirmar- de que o Bispo MANOEL FERREIRA (candidato ao senado pela chapa de Garotinho) estaria propenso a declinar de todas as suas pretensões eletivas, a partir de um acordo costurado pela coordenação da petista DILMA. Tô vendendo o peixe pelo preço que me fizeram, sem ganhar nada em cima (rs). Vai saber!!!!
-
20h59min.          -               adelsonpimenta@ig.com.br