domingo, 11 de julho de 2010

IDEB PÕE EM XEQUE A POLÍTICA EDUCACIONAL DE ANGRA


Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino brasileiro, expõe feridas sobre as quais os anunciados "remédios" (políticas públicas governamentais) não estão surtindo a cura desejada. É imperioso dizer que o Ideb mede a qualidade das redes pública e privada de ensino básico fundamental e médio. O assunto tem elevado teor de análise técnica, mas cabem opiniões. Especificamente no caso de Angra dos Reis/RJ, há muito por ser feito. O Plano Municipal de Educação (PME) é muito letárgico, em minha avaliação -da forma como está proposto- para reagir e empregar a qualidade requerida ao ensino. Diversas leituras sociais e políticas são permitidas, mas a crítica deste blog se dá pela inconsistência das ações práticas da gestão da pasta angrense frente a tais desafios.

Vou citar alguns exemplos, tomando por base algumas das diretrizes preconizadas no PME 2010-2012:
a) Não está previsto tanto nos objetivos quanto nas ações pesquisas de caráter científico quanto ao perfil sócio-educacional da população;
b) Não contém programas de cruzamento rotineiro de dados disponíveis noutras pastas da administração pública com os da rede de ensino para medir e acompanhar a evasão escolar de modo quase censitário, além da demanda social real, periodicamente;
c) No capítulo das ações previstas para a formação de leitores, por exemplo, em meu entendimento, por não estabelecer metas, joga muito com a subjetividade. E ainda este espaço peca por não trazer desde já em apensado ao menos o escopo da proposta de um Plano Plurianual para a construção de bibliotecas escolares. vale ressaltar que isso já está formalizado por obrigação em lei específica.
d) Não trata com clareza com quais objetivos pretende terceirizar algumas das ações da pasta.  

Observem, sou simples comunicador e modesto blogueiro e não tenho só as críticas, reconheço o esforço dos muitos profissionais que se debruçaram sobre a agenda para elaborar um plano que atendesse as exigências, como sei que o Conselho Municipal de Educação deliberou sobre o assunto. O produto final entretanto, em meu entendimento, se apequena pela timidez e economiza com a ousadia. Os desafios são muitos, e sugiro que seja revisto o PME, se possível, com franco e aberto diálogo social. Tenho por certo que haverão muitas contribuições enriquecedoras do ponto de vista pedagógico, ou então que o mapa do Ideb continue silenciando nossa capacidade produtiva pelos meros caprichos de secretários de plantão.
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02h15min.            -                 adelsonpimenta@ig.com.br