terça-feira, 17 de agosto de 2010

UMA RADIOGRAFIA DO PCdoB / ANGRA

Analisando cá com meus botões sobre o que chamarei de "organograma evolutivo do poder local" (peço que não se assustem com o nome empregado, é mera composição para o texto), sobre como vem se dando o crescimento de poder político e decisório de cada partido em Angra,  já começam a ser possíveis alguns demonstrativos interessantes. Confesso que não tinha a intenção de me aprofundar nessa questão, mas me apaixono fácil por estudos desse porte. Sendo assim, aos poucos farei observações neste blog sobre os principais partidos políticos de atuação no município angrense. Por hora quero destacar o PCdoB -que mais me despertou a atenção, inicialmente.

Salvo engano, sua origem de poder real se deu a partir das conquistas no Sindicato dos Metalúrgicos, donde não saiu mais e mantém o controle. Aqui já cabe um adendo, quando lê-se que o PCdoB não só tem essa direção como faz emergir novas lideranças, que tanto nas últimas eleições municipais já despontaram -como se organizam para fazer valer também na próxima eleição para a diretoria deste sindicato. Dali alçou vôos para o Poder Legislativo, conquistando uma cadeira. Hoje, tem dois assentos na Câmara Municipal, controla duas pastas governamentais no município importantes que, mesmo sendo de escalões menores -concentra poder, sendo a das relações institucionais com um dos mais significativos setor de produção econômica no município, o Porto, além da pasta de forte abrangência social, a regularização fundiária. Não obstante, a liderança do governo na Câmara é do partido também.


Fora essa relação direta, mantém sensíveis relações com o estratégico Sindicato dos Rodoviários, e o da Estiva também, sem contar com uma aproximação muito interessante junto a muitas associações de moradores. Mesmo em setores da economia de representatividade organizacional tanto patronal quanto dos empregados em que tenha participado, mas não conquistado o intento, gerou raízes -que, a julgar pelo histórico de relacionamentos bem construídos, serão regados com muito cuidado. 

E mais. Errou feio quem apostou que eventuais desentendimentos entre seus membros (coisa habitual em partido político, afinal esse é o remédio da pluralidade de idéias) fosse o suficiente para desconstrução de relacionamentos, fissura interna ou cisão irreparável. Ao contrário disso, só tem havido aperfeiçoamento nos relacionamentos internos -e conquistas. Por fim, basta ver como vem sendo construído o novo cenário. O partido estabeleceu uma candidatura própria à Alerj que, diferente do que muitos apostaram, agregou todos os valores da sigla e já definiu a engenharia estratégica para o próximo ano -que tem planejado a conquista novamente da presidência do Sindicato dos Metalúrgicos, e a Presidência da Câmara Municipal. 


Por conta desta análise (ainda precária) ouso em palpitar que, dentre os partidos políticos de atuação em Angra, considerados nacionalmente entre as legendas menores, o PCdoB é de longe o partido que mais cresce nos últimos anos na cidade. Cabem aqui toda sorte de contraditórios ou adição de dados. 


Esta é mais uma contribuição deste blog pela construção de um ambiente saudável para o debate de ideias.
-
11horas    -     adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: