domingo, 28 de novembro de 2010

EFETIVO POLICIAL

Eu falo de política e não de segurança pública especificamente, mas a pauta (dadas as circunstâncias) -é inevitável. Em 29/08/09, comentei aqui "33° BPM Recebe 39 novas viaturas". Uma notícia importante. No começo deste mês, em 04/11, o vereador angrense LEANDRO SILVA (PR) fez subir à pauta de discussões um reclame quanto ao que chamou de "deficiências" nos serviços da Polícia Militar. Tendo sido mal interpretado em suas intenções, voltou a falar do assunto -na mesma Sessão Legislativa, e eu postei "Leandro refaz sua fala". De qualquer sorte, aqueceu o debate. Em recente apresentação na Câmara Municipal de Angra, (11/11), o Comandante do 33° BPM, Cel. PM AMAURY SIMÕES, reiterou a mesma crítica de seus antecessores, o déficit de efetivo, ("Comando do 33° BPM fala"), enfatizando que se tivesse mais 40 ou 50 homens -já daria para atender melhor a população, mas mostrou em números avanços dos serviços policiais pelas estratégias de atuação definidas. Fiquei intrigado com a questão do efetivo que, vale recordar, foi diminuído ainda na gestão Garotinho. 
Agora, informa o portal 'Terra':
"com a  onda de ataques a carros, ônibus e vans registrada em diversos pontos do Rio de Janeiro na última semana evidenciou um problema no policiamento ostensivo do Rio: o déficit de contingente. A Organização das Nações Unidas (ONU) aconselha que haja um policial militar para cada 250 habitantes. No Estado do Rio, só 5 dos 41 batalhões estão adequados à recomendação".  Recomendo esta leitura "RJ desrespeita recomendação da ONU sobre efetivo nas ruas"

É provável que na próxima quarta-feira (01/12) eu participe com outros blogueiros da cidade de uma mesa de entrevista com o comando da PM na região Sul Fluminense, na rádio Sara Brasil FM (105,9), às 08horas, no quadro 'Talk-Blog', do amigo comunicador FLÁVIO MILK, quando teremos a oportunidade de esmiuçar um pouco mais essa questão. E reitero ainda a sugestão da criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em Angra.
-
03h25min.              -                adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: