quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CABRAL CULPA

A chamada da matéria do 'Estadão' é farta da melancólica hipocrisia de um governante. Com todo o respeito que tenho pelo governador do Rio, SÉRGIO CABRAL
Vejam:
O governador do Rio, Sérgio Cabral, falou nesta quinta-feira, 13, que a "tragédia anunciada" nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, se deveu a uma combinação da intensidade inesperada dos temporais com a ocupação irregular das encostas. "É como a gente viu ano passado em Angra dos Reis: a ocupação residencial nas últimas décadas, independente do nível social, numa área imprópria, combinada ao fator do deslizamento", disse em entrevista à Rádio CBN, no fim da manhã.
-
OPINIÃO
----------------------
É muito difícil ficar em silêncio ao ver o governador do Rio -a cada tragédia dessas- tomar o caminho mais fácil, apontando o dedo para a população e culpando-a pelos deslizamentos de terra, por suas próprias mortes. O que o nobre governante não assume é que, muito embora as ocupações do solo sejam ilegais e perigosas, a atuação de fiscalização, repressão, ordenamento, não ocorrem à contento. Não fala também, talvez por execesso de zelo ao legislar em causa própria, que os investimentos em prevenção raramente sobem à puta de prioridades dos gestores públicos, principalmente nas últimas décadas. E mais, não raro, basta observar, que na maioria dos locais atingidos, chegou iluminação pública, pracinhas e quadras de esportes, pavimentação de ruas -sempre obras ao alcance dos olhos nús, mas nenhuma delas em relação a infraestrutura do local de iminente risco. Onde estão os investimentos dos royalties do petróleo, por exemplo? Onde está o inventário das obras de contenção e de habitação do governo do Estado?  CABRAL está no exercício do segundo mandato, mas foi deputado, foi senador e por aí vai, logo, no mínimo, precisa dividir essa conta e não jogá-la no colo dos mortos. Isso é muito feio governador, com todo o respeito. Aliás, respeito este que Vossa Excelência não costuma dispensar à população, quando esta mais precisa da atenção dos seus líderes e governantes. Faça-me o favor. Por que não te calas?
-
14h20min.        -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: