quarta-feira, 23 de março de 2011

ENERGIA NUCLEAR EM DISCUSSÃO EM BRASÍLIA


Escrevo aqui da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde -em resposta ao Requerimento de autoria do deputado federal FERNANDO JORDÃO (PMDB/RJ), a questão da política nacional de energia nuclear e as questões de segurança das usinas nucleares em Angra -estão em discussão. Na mesa, preside o 2° vice-presidente da Comissão, deputado DAVI ALCOLUMBRE; o Presidente da INB, ALFREDO TRANJAN; o Presidente da Cnem, ODAIR DIAS; e o Presidente da Eletronuclear, OTHON LUIZ. No Senado também tem debate acerca desse assunto. O prefeito de Angra, TUCA JORDÃO e seu secretário de governo, CARLOS ALEXANDRE, e o presidente da Câmara, JOSÉ ANTONIO, estão presentes e atentos ao debate. 




Um resumo:
O deputado DOMINGOS questionou a questão do depósito dos rejeitos radioativos. 
O deputado FERNANDO JORDÃO, foi -até o momento- o mais enfático sobre o assunto, contestando a declaração do Pres. da Cnem, dizendo ser ainda muito cedo para afirmar que não haverá consequências no Japão. Disse ainda: "A população japonesa está indo ao lixo para comer. Um país rico e preparado para grandes eventos -passa por isso". FERNANDO disse que tem de haver pagamento de royalties pela energia nuclear à região do empreendimento; cobrou formalmente a criação de uma Agência Reguladora já que há projetos para a construção de outras usinas; acusou deficiências no plano de evacuação pela inexistência de uma rodovia duplicada e, por fim, questionou o modelo de abrigagem -que se utiliza de prédios de escolas públicas, não sendo apropriado. FERNANDO ainda convidou a todos os deputados (são 13 hoje aqui nessa audiência pública) para estarem em Angra entre os dias 31 e 1°, numa visita a Usina Nuclear e para participarem de uma audiência pública à ser realizada na Câmara Municipal.
O deputado LUIZ FERNANDO sugere que seja criado um dispositivo legal que obrigue a realização de plebiscito com cada população de cada local onde se pretende construir novas usinas, e questionou a cultura de segurança da usina com as comunidades do entorno. A audiência segue...
-
13h10min.       -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: