terça-feira, 31 de maio de 2011

DÉFICIT: 6 MIL CASAS

A matéria de hoje (31), do jornal 'Diário do Vale', sob o título: _"Angra precisa de seis mil novas casas", precisa ser lida com a devida atenção. Os números apresentados foram obtidos no último levantamento, concluído este ano, pela Subsecretaria Municipal de Habitação. 

Para entender do que se trata:
------------------------------------
O déficit habitacional é um número que leva em conta o total de famílias em condições de moradia inadequadas (construções que precisam ser inteiramente repostas porque foram feitas com material precário, como as favelas), os casos em que mais de uma família mora na mesma casa (coabitação), o adensamento excessivo (quando mais de três pessoas dividem o mesmo quarto), ou o ônus excessivo de aluguel, em que uma família compromete mais de 30% da renda com o aluguel.

-
Embora a matéria não tenha se aprofundado sobre a metodologia empregada pelos estudos que concluíram esse déficit habitacional, sua estampa traz à tona a importância social dessa agenda pública. O prefeito TUCA JORDÃO, encomendou uma série de outros estudos de ordem técnica -que terminarão por orientar uma reorganização urbana no município, com a criação de novos bairros, ordenamento dos adensamentos, e a leitura de um novo Plano Diretor Municipal. A taxa de crescimento populacional nesta região e, em especial, em Angra tem sido muito acima da média razoável. As expectativas de crescimento econômico, enfim, trazem uma série de outras demandas. Este debate precisa ser posto urgentemente. Boa a matéria do jornal.
-
13h20min.       -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: