quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS ANÚNCIOS DO PREFEITO

Ainda ontem (22), no evento em que transmitiu o cargo -temporariamente- ao vice-prefeito ESSIOMAR GOMES (PP), no salão nobre da prefeitura de Angra, o prefeito TUCA JORDÃO (PMDB) fez alguns anúncios, entre os quais, destaco estes:

A
A Secretaria de Pesca será recriada. 
O Humberto Martins será o secretário. Quanto a estrutura organizacional e definição orçamentária nada foi adiantado. Dessa forma, é preciso aguardar o envio da Mensagem ao Legislativo para falar mais sobre essa questão.
B
O novo e moderno prédio administrativo da Prefeitura da cidade 
será construído no bairro da Japuíba. 
Eu, de minha parte, manifesto minha preocupação maior quanto ao planejamento para isso. No bairro há constante desabastecimento de água, de maneira que, a meu ver, é preciso suprir com esse gargalo também. Mas, a idéia em si é realmente muito interessante. É preciso pensar que essa mudança física do Centro Administrativo terminará por agregar outros valores, com os quais não se pode titubear -em termos de ordenamento urbano.
 C
O entreposto pesqueiro será construído no Pontal. 
Todo o escoamento da produção dessa atividade ganhará um novo endereço, o bairro do Pontal -às margens da Rodovia Rio-Santos (Gov. Mário Covas). Pelo que pude entender, houve esse entendimento prévio com o setor e a questão de logística também é propícia.
 Obs) Com essas duas movimentações de importância significativa; quais sejam, a sede da Prefeitura indo para o bairro da Japuíba e o entreposto pesqueiro para o Pontal, haverá considerável desafogamento do centro histórico; logo, uma maior mobilidade urbana. Será, todavia, preciso fazer a compreensão de engenharia que atenda as novas demandas que serão geradas com os pesados investimentos nas atividades portuárias, o redesenho urbanístico que será implantado pelo governo, inicialmente entre a Praia do Anil até o prédio onde hoje funciona a agência dos Correios, além do desenvolvimento de um setor turístico mais modernizado, já que Angra é uma das cidades indutoras do país.
D
Barreiras Flexíveis do Morro o Carmo.
Mais do que nunca, uma obra de engenharia complexa e investimento altíssimo; todavia, necessária. Houve a promessa de liberação de recursos por parte do Governo Federal, o que terminou não se concretizando, de maneira que os recursos para essa empreendimento sairão dos cofres públicos municipais.

Há outros assuntos igualmente importantes, mas -por hora- vou ficar com estes destaques.
-
12h43min.          -          adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: