segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MINHA ESTRÉIA NO "A VOZ DA COSTA VERDE"

Minha estréia como colunista no prestigiado jornal 'A Voz da Costa Verde'

Cheguei
Olá, honrados leitores. 
Me sinto particularmente feliz pela oportunidade que me foi oferecida por este conceituado jornal para escrever uma coluna em cada edição. Isso não é uma coisa que deva se passar em branco, merece o recorte especial sobre tudo aquilo que tenho feito em minha vida. Minha busca pelas informações qualificadas, as pesquisas constantes que realizo, o seleto grupo decontatos que venho construindo, enfim, que me fornecem substratos valiosos para que tenha sempre algo importante para anunciar e opinar, agora estarão também à disposição deste espaço. Dito isto, para esta primeira coluna, quero falar acerca de um assunto que gera polêmica, como não poderia deixar de ser. 
Indústria Naval 
A Petrobrás, por meio da mais nova e poderosa empresa criada nas hostes do boom que o mercado petrolífero brasileiro está produzindo, a Sete Brasil, enxergou Angra, não por brinde ou cortesia, mas porque a mão-de-obra local é altamente qualificada e o estaleiro Brasfells está preparado para grandes empreendimentos. De 21 novos contratos previstos, ao menos 7 plataformas submersíveis (o filé da coisa), seguramente são para a Brasfells. O restante é denavio tipo a P-57, podendo ficar para uma disputa entre os estaleiros Mauá e Eisa. Mas, há uma mosca pousando na sopa, e ela é poderosa também, que é o estaleiro do megaempresário  Eike Batista, que está em construção em São João da Barra. O fato é que ele quer e pode vir a desequilibrar a balança do negócio abocanhando todos os contratos -é um risco aos demais estaleiros, mesmo sendo o dele virtual ainda. Para se ter uma idéia, só para atender a empresa dele mesmo, sua carteira de negócios prevê a construção de mais 15 plataformas, com início para 2013. O modelo FPSO da sua empresa, o 'OSX-1',construído no estaleiro da Brasfells em Singapura, e que já está no Rio, quando fará integração em Angra, é um exemplo disso. Eike Batista é um empresário arrojado e crédito não lhe falta, convenhamos, e por isso o susto. Ora, ele vai ter plataformas, irá construir as suas, como fez a primeira fora do país, e ainda quer disputar os investimentos da Petrobrás -via Sete Brasil- sobre as demais obras, numa investida que praticamente monopoliza o mercado naval brasileiro. Cuidando especificamente do nosso quadrado, creio que o fato crucial aqui, a meu ver, é que se houver êxito nessa intifada do empresário contra os interesses dos demais estaleiros, haverá desequilíbrio no setor. Caso a Brasfells (estaleiro de Angra) perca essa carteira de investimentos, pode não haver outras licitações tão cedo, portanto, perder essa disputa por tais contratos é temerário para a manutenção das atividadees operacionais do estaleiro real de Angra e também pela manutençãodos postos de trabalho local. Os empresários do setor estão reagindo, pelo que soube, e os trabalhadores, por meio de sua representação sindical, conforme pude conversar com o Helinho do Sindicato (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra e Região), prometem mobilizações contrárias, caso prevaleça esse absurdo. As forças políticas da região também devem se juntar a essa luta, pois esse pode ser um tsunami social ou um período de calmaria e prosperidade local, dependendo do resultado que se permitir ter. Os contratos tem que ser do estaleiro Brasfells em Angra, pelo know-how que dispõe e pelo equilíbrio das coisas. Este não é um assunto que eu domine, mas seguramente é um dos que mais me atrai e preocupa -o emprego.
Política 
A expectativa, sempre que escrevo em algum espaço, está concentrada nos assuntos mais polêmicos, naqueles que retiro das entranhas dos cochcicholos do poder, tenho ciência disso. Dessa forma, prefiro aguardar a próxima edição para fazer uma avaliação mais sensata sobre a conjuntura que está se formando em Angra e na região. Os prefeitos de Mangaratiba e de Rio Claro, sairam do PR. Em Angra, o seu presidente está alinhado com o governo e deve indicar Aurélio Marques à vice. No PMDB angrense, a preferência pela reeleição do prefeitoTuca Jordão está assegurada, mas uma movimentação feita pelo ex-prefeito Fernando Jordão criando o PSD gerou certo desconforto no grupo de coalizão. Em Paraty, ao menos trêsnomes são prefeitáveis, digamos assim. Houve aumento no número de vereadores em Angrae Paraty, principalmente. Enfim, há muita coisa para ser analisada e por isso a opção poraguardar um pouco mais a formação desse novo cenário. prudência para não comprometer oconteúdo. Estou na área e muita coisa boa e polêmica serão postas à prova daqui pra frente. É um prazer dialogar com vocês, sempre.
É o jogo! 
(ADELSON PIMENTA-adelsonpimenta@ig.com.br
Adelson Pimenta
-
13h42min. 

Nenhum comentário: