terça-feira, 3 de abril de 2012

TUCA DÁ 8,83% E ÁREA DO SESC PARA SERVIDORES

Ao terminar a Audiência Pública -há pouco- sobre o Tebig, pedi ao Prefeito de Angra, TUCA JORDÃO (sempre muito solícito com este autor) que me explicasse um pouco mais sobre a negociação com os servidores municipais. Vale lembrar que, no dia de hoje (2), antes mesmo que a direção do Sindicato dos servidores (Sinspmar) se reunisse com o Prefeito -conforme havia sido previsto- a 'greve' já havia sido deliberada pela categoria. Pois bem, TUCA gentilmente me convidou para acompanhá-lo, quando verbalizou respeito pelo meu trabalho e me disse que falaria sobre o assunto com mais detalhes
O acompanhei e conversamos.
A negociação:
O Sinspmar entrou nesse processo reivindicando mais de 18% sobre a negociação salarial. 
A Prefeitura ofereceu o índice do INPC, sendo 5,47%. A categoria rejeitou. Mesmo estando em greve, TUCA e o Sinspmar discutiram hoje um pouco mais sobre o assunto, quando o Governo chegou a 8,83% para todo o funcionalismo -extenso aos aposentados, com validade de março/12, obedecendo a data-base da categoria. O vale-alimentação ficará em R$ 8. A categoria rejeitou novamente. 
Equação orçamentária da proposta
Com essa proposta apresentada pelo Governo, TUCA vai a 54,58% do orçamento, e se permite a ultrapassar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal/LRF, que é de 54% com salário. Em dinheiro, essa diferença de 0.58% sobre o orçamento, chega a R$ 3,5 milhões. Ou seja, TUCA terá que promover cortes em outras áreas para adequar-se as determinações da LRF.
Outras agendas oferecidas pelo Prefeito
TUCA assumiu o comprmisso de incluir na Proposta Orçamentária/2013, a adequação de todo o nível superior. Essa medida só não será adotada agora -por conta do Orçamento deste ano, que opera com perdas não previstas. Outro avanço, segundo o Prefeito, na negociação é que ele passa a área na Enseada (antigo Sesc) para se tornar uma Colônia de Férias e Lazer para o servidor público.
Tramitação:
TUCA me disse, e também já falou informalmente ao Presidente da Câmara, JOSÉ ANTONIO, (que estava no mesmo local), que encaminhará a Mensagem amanhã (3) para a Câmara Municipal, com essa proposta de 8,83%. Segundo ele, essa iniciativa precisa ocorrer até o dia 10, por ser um ano eleitoral, sob pena de a Proposta ter ficar restringida ao índice do INPC, inicialmente apresentado pela Prefeitura, que era de 5,47%.
-
23h59min.     -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: