segunda-feira, 28 de maio de 2012

ANGRA REPUDIA SECRETÁRIO ESTADUAL DO RIO

Não demorou muito para o fato que ocorreu em Angra ter repercutido na capital do estado, no Rio. Algumas pessoas ligadas a ALERJ e outras com contatos com o Governo do Estado, alguns dos quais leitores deste blog, me ligaram à tarde para saber um pouco mais acerca do evento na cidade. Num encontro ocasional com o Vereador angrense, MARCO AURÉLIO VARGAS (ex-secretário municipal de meio ambiente), este também me disse que havia recebido ligações de pessoas no Rio que queriam saber detalhes dos fatos
O Fato:
O Responsável pela gestão da pesca no Estado, FELIPE PEIXOTO (FIPERJ) - que esteve em Angra para inaugurar um braço administrativo da Secretaria Estadual hoje (28),  terminou conhecendo toda a contrariedade dos municípes locais. Um grupo de pessoas, liderado pelo Presidente da Câmara Municipal, JOSÉ ANTONIO (PCdoB), fez uma acintosa manifestação em relação a sua postura desfavorável e que terminou por endossar um "Parecer" do Grupo de Trabalho/GT, criado pelo Governador do Rio, SÉRGIO CABRAL, para tentar dar uma estampa de justificativa contra os investimentos previstos pela Petrobras/Transpetro quanto a ampliação do Tebig - sobre os quais o Estado foi contra. Além do apitaço e cornetaço, foram lançados sobre o Secretário Estadual, ovos, cimento e água, segundo os informes que borbulham espontâneamente pelas redes sociais, além de um coro com palavras de ordem - que terminou mostrando o tamanho do descontentamento dos municípes em relação a postura de FELIPE PEIXOTO sobre o caso Tebig. E agora?


50 mil pessoas
Vale retomar aqui a lembrança de que há uma promessa das lideranças políticas angrenses de mobilização de 50 mil angrenses em favor do projeto de ampliação do Terminal da Baia da Ilha Grande - e, logicamente, contrários a decisão do Governo do Rio contra este projeto. A Câmara Municipal de Angra, por exemplo, já tem até um cronograma de reuniões preparatórias para organizar sua parte institucional nesse processo. O Prefeito da cidade, TUCA JORDÃO, por sua vez, agindo com extrema responsabilidade, também criou um 'Grupo de Trabalho/GT' para elaborar um "Parecer" sobre as condições ecológicas-econômicas do Tebig, que provará a sua viabilidade, e pretende apresentar o resultado desse trabalho ao Governador, institucionalmente. O Deputado Federal, FERNANDO JORDÃO (PMDB), não só conseguiu a promoção de uma Audiência Pública pela Câmara dos Deputados em Brasília, como conseguiu trazer a Comissão de Minas e Energia da Casa a defender a causa em favor do Tebig - e aguarda uma reunião com a Casa Civil da Presidência da República e também com o Ministério das Minas e Energia. Espera-se um posicionamento mais direto do PT angrense em relação ao assunto, ja que só o Deputado Federal LUIZ SÉRGIO é quem tem se manifestado publicamente em favor do Tebig - e contrário ao seu aliado de partido, o Secretário Estadual de Ambiente, CARLOS MINC.
Foto: 'Jornal Maré '(Wagner Gusmão) no Facebook. / outra (a 2°) de Fánio Martins (Facebook)
-
20 horas      -       adelsonpimenta@ig.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde meu amigo.

Adoro manifestação com objetivo claro.
Pergunto: Quem não quer a ampliação do TEBIG em angra? Até onde sei, Sergio Cabral.
Porque não fazemos um grande coro "FORA SERGIO cABRAL, FORA pEZÃO".
Pronto, garanto que nossos problemas estarão resolvidos.
Jogar ovo em secretario, é coisa de "oborecente".
Um forte Abraço
Jose Mario Placido.