a) A
distância entre o Tebig e a Ilha Grande X Tebar e a Ilhabela
É
praticamente a mesma, senão até um pouco menor entre oTebar e a
Ilhabela, do que entre o Tebig e a Ilha Grande. Pelas razões que
discorro à seguir, mostro claramente que os argumentos do secretário
CARLOS MINC não procedem nem dialogam com a realidade. Pior, no caso de
Ilhabela, este é um Município; no caso da Ilha Grande, esta pertence ao
Município de Angra.
b) Plataformas pingando óleo no mar
Não encontrei uma só pessoa
que discordasse ou discorde do Secretário quanto a isso, sendo todos contrários
a forma como esse fundeio vem ocorrendo, mesmo sabendo que as empresas
responsáveis pelas plataformas assim o fazem por ser o canal da baia da Ilha
Grande de águas abrigadas e em face da profundidade do leito marinho. Portanto,
há que se ter regras específicas para essas operações, respeitando obviamente
as que se destinarem a reparos no âmbito do Estaleiro Brasfells. Mas, isso não
tem absolutamente nada à ver com o projeto de ampliação do Tebig.
c) Prejuízos turísticos à Ilha Grande X Tebar –
Prejuízos turísticos à Ilhabela
A Ilha Grande é considerada
uma das maravilhas do Estado do Rio, e a cidade de Angra está entre as
indutoras de turismo do Brasil, segundo classificação do Ministério do Turismo. A Ilhabela também está
classificada entre as cidades indutoras de turismo do país, e é considerada
também a Capital Nacional da Vela, e vive com sua economia praticamente voltada
e sustentada pelo mercado turístico. A distância entre o Terminal da Petrobras
(Píer Norte) e a Ilhabela é ainda menor que a distância entre o Tebig e a Ilha
Grande, e nem por isso o Município de Ilhabela se posiciona contrário ao
projeto de ampliação do Tebar, mas exige responsabilidade e participação no
processo de discussão.
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04h02min. - adelsonpimenta@ig.com.br
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