terça-feira, 8 de maio de 2012

ENTENDA O CASO TEBIG I




a) A distância entre o Tebig e a Ilha Grande X Tebar e a Ilhabela
É praticamente a mesma, senão até um pouco menor entre oTebar e a Ilhabela, do que entre o Tebig e a Ilha Grande. Pelas razões que discorro à seguir, mostro claramente que os argumentos do secretário CARLOS MINC não procedem nem dialogam com a realidade. Pior, no caso de Ilhabela, este é um Município; no caso da Ilha Grande, esta pertence ao Município de Angra.
 
b) Plataformas pingando óleo no mar
Não encontrei uma só pessoa que discordasse ou discorde do Secretário quanto a isso, sendo todos contrários a forma como esse fundeio vem ocorrendo, mesmo sabendo que as empresas responsáveis pelas plataformas assim o fazem por ser o canal da baia da Ilha Grande de águas abrigadas e em face da profundidade do leito marinho. Portanto, há que se ter regras específicas para essas operações, respeitando obviamente as que se destinarem a reparos no âmbito do Estaleiro Brasfells. Mas, isso não tem absolutamente nada à ver com o projeto de ampliação do Tebig. 

c) Prejuízos turísticos à Ilha Grande X Tebar – Prejuízos turísticos à Ilhabela
A Ilha Grande é considerada uma das maravilhas do Estado do Rio, e a cidade de Angra está entre as indutoras de turismo do Brasil, segundo classificação do Ministério do Turismo. A Ilhabela também está classificada entre as cidades indutoras de turismo do país, e é considerada também a Capital Nacional da Vela, e vive com sua economia praticamente voltada e sustentada pelo mercado turístico. A distância entre o Terminal da Petrobras (Píer Norte) e a Ilhabela é ainda menor que a distância entre o Tebig e a Ilha Grande, e nem por isso o Município de Ilhabela se posiciona contrário ao projeto de ampliação do Tebar, mas exige responsabilidade e participação no processo de discussão.
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04h02min.        -          adelsonpimenta@ig.com.br

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