segunda-feira, 14 de maio de 2012

TEBIG: FERNANDO SE PRONUNCIA

PAUTA DO LEITOR
( Recebido por e-mail )
-------------------------------------------------


Induzido pelo absolutismo do Secretário de Ambiente do Estado, Carlos Minc, o Governo do Estado do Rio se permite a errar. Sua ditadura ambiental e seu desrrespeito com a população de Angra foram expostos na nota do jornal 'O Globo', publicada na coluna Negócios&Cia. Por discordar da forma arbitrária como esse importante projeto de ampliação do Tebig tem sido tratado pelo Estado, quando os danos ambientais e sociais seriam conhecidamente menores que os que serão provocados com a construção de um novo Terminal seja lá onde for, já que, no caso do Tebig o que haverá é uma simples adequação do Terminal da Baia da Ilha Grande ao seu Plano Diretor, aprovado desde a sua construção há 35 anos, me recuso a conviver sem lutar contra essa decisão de se mandar arquivar o projeto. 

Como consequência dessa atitude intempestiva do Governo do Estado, que sequer considerou as muitas possibilidades técnicas, ambientais, de logística e operacionais do empreendimento e do seu entorno, que são francamente favoráveis aos investimentos previstos e anunciados pela Petrobras/Transpetro, ocorrerá a desaceleração do crescimento econômico de Angra com a diminuição agressiva sobre a arrecadação do ICMS e dos royalties do petróleo, ao que estima-se algo em torno de R$ 400 milhões, além de haver sérios riscos contra a necessária manutenção dos empregos e a criação de novos postos de trabalho. Todos nós perdemos, e nenhuma contrapartida socioeconômica foi apresentada pelo Estado, senão alguns anúncios esporádicos de medidas paliativas que só corrigem deficiências deixadas pelo próprio Governo Estadual ao longo de décadas, e que atendem vergonhosamente mais a campanha de marketing da Secretaria Estadual de Ambiente que qualquer outra coisa mais objetiva e concreta.

Falo com o sentimento ferido, como um cidadão angrense que sou, empresário, homem público, ex-prefeito da cidade de Angra por duas gestões consecutivas, e hoje no exercício de um honroso mandato na Câmara dos Deputados pelo PMDB. Essa história não finda aqui, mas, me frustra muito perceber que interesses estranhos, nocivos ao progresso e ao futuro de nossa cidade, prevaleçam, por instruções equivocadas que os secretários de estado tem fornecido ao meu amigo, Governador Sérgio Cabral. 

O Município de Angra aprendeu a conviver harmoniosamente com as mais variadas atividades profissionais e de lazer sobre o espelho d`água na Baia da Ilha Grande, e tem compromissos fincados e sendo executados pelo desenvolvimento sustentável de seu local. Não obstante, não só temos tido a satisfação de sermos certificados pelo Ministério do Turismo como uma das cidades brasileiras indutoras de turismo, como nos orgulha o fato de que a Ilha Grande foi eleita pelo voto popular como uma das oito maravilhas do Estado do Rio; sem deixar de se manter constantemente entre os três maiores produtores de pescado da sardinha verdadeira por todo o país; sem abrir mão de ser uma das cidades de toda a América Latina que mais cresce com seu berço náutico e construção de novas marinas - tendo em seu terriório, consequentemente, um dos mais vistosos tráfegos de lanchas de recreio; um leito marinho que dispensa a necessidade de dragagens; assim como diversas outras atividades como canoagem, caça submarina, entre outras, convivendo harmoniosamente. Foram cento e uma operações de ship-to-ship sem qualquer ocorrência, e o Inea simplesmente não renovou essa licença; além de Angra ter batido recordes sucessivos de exportação, justamente pelo mercado de petróleo.

O Decreto do Governador criando um Grupo de Trabalho para avaliar as condições ecológicas-econômicas do empreendimento se mostrou ineficaz, justamente pela conduta antidemocrática do Secretário Carlos Minc na coordenação dos trabalhos. Eu lanço pessoalmente um desafio a qualquer pessoa, a qualquer especialista, a qualquer cidadão bem intencionado, para que nos mostre elementos técnicos e ambientais que desautorizem o projeto de ampliação do Tebig, e que nos convença de algum erro nesse processo. Ao lado da prestigiada e sempre ativa população de minha querida Angra dos Reis, aviso que não cessarei minha luta em defesa dos interesses do Município, nesta e em qualquer outra batalha. Continuarei investindo no diálogo, no convencimento e na mobilização. 
O Tebig é nosso - Modernização e Ampliação já!
FERNANDO JORDÃO
Deputado Federal - PMDB/RJ
-
14h48min.       -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: