sábado, 2 de junho de 2012

TEBIG: MESA-REDONDA COM DEPUTADOS (Final)

Fecho então minha narrativa acerca desse evento de ontem, quando a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou uma mesa-redonda no auditório da Petrobras em Angra discutindo o projeto de ampliação do Tebig, e o "Parecer" do Governo do Estado (contrário ao projeto) e o "Relatório Técnico" da Prefeitura (favorável ao projeto) foram submetidos a intenso debate, além de uma visita ao Terminal (Tebig).


O Sr. PECHINÁ, representante da Transpetro, foi claro ao dizer que a empresa terá que rever seus investimentos para atender a sua demanda operacional, caso o projeto de ampliação do Tebig seja mesmo negado pelo Governo do Estado, e disse que pode inclusive ocorrer de esses investimentos serem feitos em outro estado. Isso é terrivelmente preocupante. O Deputado federal FERNANDO JORDÃO, (autor do requerimento que deu cabo a audiência pública em Brasília e a esta reunião em Angra), foi claro ao dizer que o desafio está em reunir pessoas e mostrar o desacerto da medida do Governo do Estado em relação ao Tebig. LUIZ SÉRGIO, Deputado Federal, propôs que seja feita uma "Consulta Pública", entendendo que essa medida dará ao Governador SÉRGIO CABRAL a chance de reabrir a discussão sem desautorizar seus três secretários que assinaram o 'Parecer" contrário ao projeto de ampliação do Tebig. O Prefeito TUCA JORDÃO, pediu aos empreendedores que protocolem o pedido de licenciamento junto a Prefeitura, na parte que lhe cabe, e ele submeterá o licenciamento à promoção de audiências públicas, quando o Estado terá que se posicionar oficialmente (o que até o momento da reunião não havia acontecido, exceto declarações à imprensa e mais nada), e a sociedade angrense poderá conhecer melhor o assunto e chancelar o investimento. Até questionamento judicial será feito pela Câmara de Vereadores, segundo foi informado.



Na próxima terça-feira, haverá uma reunião com o Secretário-Executivo do Ministério das Minas e Energia, no Ministério, em Brasília, quando será discutida a questão. Outras reuniões, que possivelmente serão propostas, serão com a Presidente da Petrobras, GRAÇA FOSTER, e com a Ministra-Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, GLEISI HOFFMAN, além do Governador do Rio, SÉRGIO CABRAL, quando o Prefeito, os Vereadores e os Deputados pretendem pôs à mesa tudo o que está acontecendo e conhecer melhor o plano de investimentos da Petrobras e do Governo Federal. A idéia, entre outras ações pensadas, é mostrar as contradições do 'Parecer' do Governo do Estado em relação a questão, tendo por base o "Relatório Técnico" criteriosamente elaborado pela Prefeitura de Angra.



Destaques para duas declarações:
O Deputado Federal FELIPE BOURNIER, disse que, ando seu pai era Prefeito de Nova Iguaçú e quis fazer lá um aterro sanitário, o então Deputado Estadual CARLOS MINC (hoje Secretário de Ambiente do Estado) foi radicalmente contra, tendo feito até manifestações e representações judiciais. Pois bem, passados os anos, aquele aterro hoje é referência no país, e o Secretário MINC dá entrevistas dizendo que aquele é um modelo à ser seguido.  #Contradições!
O Deputado Federal SIMÃO SESSIN, disse que é preciso manter em alto nível essas cobranças pela abertura de um diálogo direto com o Governador, à exemplo do debate de ontem. Ele disse que a Comissão de Minas e Energia é uma trincheira bem buscada por um de seus membros, o Deputado Federal FERNANDO JORDÃO, mas que outros atores de influência política e institucional precisam conhecer a matéria e serem convencidos da causa, e pediu que se mantenha o debate no caminho que busca soluções, enfatizando que isso não se consegue com radicalismos nem com agressões.
-
12h12min.       -         adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: