segunda-feira, 9 de julho de 2012

COMENTO A CIRCULAR DA BRASFELS

Li hoje uma 'Circular' da empresa BrasFELS que reproduzia a Discurso da diretoria durante o DDS Geral em 04/07/12, distribuído aos trabalhadores metalúrgicos de Angra. Já na segunda parte, diz assim:_"Hoje nós temos os projetos Cidade de São Paulo da MODEC, Cidade de Paraty da SBM, Noble Roger Eason e Noble Dave Beard da Noble e P61 da Floatec, e na próxima sexta, 13 de Julho, iniciaremos a construção da primeira DSS38E, o primeiro semi-submersível DRU construído por um estaleiro brasileiro". No continuação, a empresa reclama que, apesar da demanda do mercado, tem que competir com estaleiros que nem sequer sabem como construir um projeto.

Pausa, para minha OPINIÃO
A política de reativação da indústria naval brasileira foi acertada, sem dúvidas, mas, é importante dizer, a bandeira de expansão das oportunidades fez com que os tais estaleiros virtuais se constituíssem em papeis de grande valor para empresários que jamais sentiram o cheiro do setor, mas que enxergavam longe as oportunidades do negócio e, com isso, conseguiram dinheiro público para investimentos privados com o BNDES. Economistas defendem os números, mas fazer o PIB crescer é frio, é preciso também agregar valores ao empreendimento e a construção naval demanda mão-de-obra qualificada, know-how, portfólio, tudo o que alguns estaleiros possuem - e sobra com os trabalhadores em Angra, na BrasFELS. Nisso a empresa tem toda razão com seu comunicado na 'Circular' acima. É preciso sim gerar novas divisões desse progresso nacional expansionista, mas há compromissos sérios na contratação desses serviços especializados, motivos incontestáveis pelos quais a Petrobras hoje revê todo seu planejamento, justamente por iniciativas erradas que privilegiaram a ideologia e o discurso fácil em detrimento dos resultados buscados e da qualidade das obras com reconhecimento das certificações internacionais. Vide o fato de que a Presidente da Petrobras, GRAÇA FOSTER, após ter dado suas primeiras declarações em favor da gestão que sucedeu, refez a retórica, pôs a bola no chão, substituiu diretores e determinou um novo Plano de Investimentos com previsões mais modestas e realistas na comparação com o que herdou. De certa forma eu vim abordando isso sob a óptica da contestação.
Histórico:
Em 06/04/12, publiquei:_"Entrevista com Graça Foster"
Em 29/04/12, publiquei:_ "Graça Foster não previa? Casco em apuros"
Em 04/05/12, publiquei:_ "Estaleiro virtual construirá sondas"

...Circular
Lá pelas tantas a 'Circular' cria um cenário nebuloso dizendo que "temos que estar vigilantes contra certas partes externas cujo interesse é somente criar problemas e danos à equipe de trabalho da BrasFELS ao espalhar rumores maldosos e fofocas ao criar uma atmosfera muito ruim entre os colaboradores do Estaleiro BrasFELS  e entre os trabalhadores que estão empresa", para logo em seguida citar a Bíblia Sagrada. Mais adiante, acrescenta, porém:_"...os problemas criados por alguns grupos com interesses em tirar vantagens, arruinaram este processo entre a Petrobras e a BrasFELS". Mais adiante, enfatiza a sua preocupação:_"...muitos de vocês receberam e continuam recebendo propostas de emprego em outros lugares com promessas de salários altos. Contudo, meus amigos, a grama é sempre mais verde do outro lado da cerca, até que você chegue lá...". E aí a lamúria, que reflete uma preocupação natural de uma empresa que vê o mercado voraz em busca de trabalhadores qualificados, segue essa mesma linha.

OPINIÃO
A competititividade do mercado é uma realidade e o país carece mesmo dessa mão-de-obra qualificada, tanto que a Petrobras está com o Promimp à todo vapor. A empresa, todavia, não toca no assunto que interessa diretamente ao Município, que são os incentivos tributários concedidos pelos entes federados, entre os quais a Prefeitura, para que a empresa oferecesse certas contrapartidas como a formação e a qualificação profissional, a contratação preferencial da mão-de-obra local, enfim. O que vemos hoje não é isso, muito pelo contrário; logo, não dá para a empresa tentar se vitimizar ante os problemas acentuados de competitividade de mercado e crer que os trabalhadores e a sociedade embarquem nessa. E mais, as restrições impostas aos profissionais pela idade de cada um e a tal da 'Ficha Suja' também contribuem para o afastamento de muitos trabalhadores honestos e comprometidos com a sua relação profissional e contratual com a empresa. Não é justo. Por fim, é preciso que sejam feitas reflexões, e o diálogo institucional com o Município precisa ser retomado o quanto antes, pois há dívidas com a municipalidade, enquanto a empresa lucra, Angra deixa de arrecadar - e nem as contrapartidas da empresa consegue.
E o que penso!
foto: google/portalnaval site
-
23h59min.          -          adelsonpimenta@ig.com.br 

Nenhum comentário: