quinta-feira, 19 de julho de 2012

DEPUTADO TUTUCA: PELA SAÚDE DOS IDOSOS

Clique sobre a foto e visualize melhor, mas a redação está na íntegra, abaixo

Os planos de saúde estão entre os recordistas de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor. Isso tem gerado a criação de inúmeros mecanismos de proteção para a população. Entre os problemas enfrentados, destacam-se a limitação do tempo de internação, a restrição à cobertura de doenças, o aumento de mensalidades e a demora na autorização de exames. De todos esses transtornos, o que mais causa apreensão, por questões óbvias, é a espera pela autorização de exames de maior complexidade, já que esse inconveniente gera riscos. E não são poucos os casos em que os usuários têm que recorrer à Justiça para garantir seus direitos e evitar maiores danos à saúde.

Os idosos são as maiores vítimas desses transtornos, o que é um contrassenso, pois suas mensalidades são as mais caras. As empresas costumam tratar a necessidade de proteção à terceira idade com um peso. De modo geral, elas atrelaram os valores dos planos à idade. Ou seja, na prática, quando mais idoso for o cidadão, mais ele vai pagar pela sua saúde.
  Para tentar proteger o direito do idoso, definido pela legislação como aquele com idade acima de 60 anos, apresentamos um projeto de lei na Assembleia Legislativa que obriga os planos da saúde a autorizar todos os exames, que necessitam de análise prévia, num prazo máximo de 24 horas, contados a partir do acionamento da empresa pelo paciente. A ideia, em princípio, não é punir ninguém, mas delimitar prazo mínimo para a autorização de exames de maior complexidade. Afinal de contas, o idoso, além de merecer o mínimo de respeito, precisa ter seus direitos resguardados. O tempo não pode ser sinônimo de um fardo para a população mais idosa.
-
10h42min.      -        adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: