quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TUCA DÁ EXEMPLO NO SANEAMENTO BÁSICO

A despeito do que ocorre no país - em relação as responsabilidades do Governo Federal com o saneamento básico, quando a coisa não é nada animadora; em Angra, ao contrário dessa triste realidade nacional, as coisas estão acontecendo - pelas mãos do Prefeito TUCA JORDÃO. 
Governo Federal:
No caso da União, os mais novos indicadores sobre o avanço do saneamento básico no Brasil, publicado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do  Ministério das Cidades, mostram como está o país no que há de mais básico, quando no acesso a água tratada, coleta e tratamento de esgotos, 2 em cada 10 brasileiros ainda não recebem água potável. 54% da população ainda não são atendidos por coleta de esgoto. Do pouco esgoto que se coleta no país, segundo os dados do SNIS, somente 38% são tratados, ou seja, a maioria do esgoto brasileiro é despejado na natureza da forma que sai dos nossos banheiros. Segundo o ÉDSON CARLOS, Presidente do Instituto Trata Brasil, o valor investido está muito longe da necessidade do país para cumprir a meta do Plano Nacional de Saneamento Básico.

Governo Municipal:
Por determinação do Prefeito TUCA, o Saae, autarquia municipal, tem trabalhado na execução do projeto 'Angra Limpa', numa carteira de investimentos acima dos R$ 100 milhões, destinados ao tratamento da água e esgoto. As obras estão com o cronograma reajustado e em dia, com a construção de uma rede central, rede-tronco, linhas ligadas as Estações de Bombeamento até a ETE readequada em sua capacidade operacional da Praia da Chácara. Esse é sem dúvida um passo significativo sobre esta agenda pública e dará ao Município de Angra mais da metade de sua população com cobertura dos serviços. Comparando um caso com o outro citado, O Prefeito TUCA é de longe mais ousado e o que mais investiu nos últimos anos no setor.
-
02h25min.          -             adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: