...ainda sobre a entrevista coletiva hoje pelo Prefeito de Angra, TUCA JORDÃO, e pelo Secretário Estadual de Saúde, SÉRGIO CÔRTES, sobre o processo de estadualização do Hospital da Japuíba, numa grande habilidade política e institucional do Prefeito, houve alguns detalhes que merecem considerações à parte; quais sejam:
a) O jornalista RABELLO (Maré), disse que um dos candidatos a prefeito de Angra (a CONCEIÇÃO do PT, neste caso) prometeu municipalizar o Hospital da Japuíba, caso eleita, e perguntou se isso seria viável financeiramente.
Em Resposta: O Secretário Estadual SÉRGIO CÔRTES disse que só Município com grande capacidade de arrecadação teriam essa capacidade, sendo que poucos no Brasil conseguiriam arcar com essas despesas, citando o exemplo de Duque de Caxias - onde inauguraram um grande Hospital Municipal e este está à beira da falência.
Crítica: Em outras palavras, o Secretário disse ao jornalista que esse tipo de promessa é uma mentira.
b) O mesmo jornalista, então, insistiu, perguntando se não teria sido um erro do ex-prefeito FERNANDO JORDÃO ter feito uma obra desse porte já sabendo que dificilmente o Município o manteria em funcionamento.
Em Resposta: CÔRTES disse que o FERNANDO foi um gestor visionário, tendo enxergado à frente de seu tempo. Para ele, a experiência tem mostrado que os gestores públicos costumam fazer obras que só duram o tempo de suas gestões, mas que neste caso a ideia foi outra. Finalizou dizendo o seguinte: "Se olhar pelo ângulo de agora, o Estado assumiu e o Hospital já não é grande, na verdade ele terá que ser ampliado dentro de alguns anos", e elogiou muito a construção muito bem feita e a inciativa e persistência do Prefeito TUCA - "que procurou fazer tudo direito, dentro da lei, pensando unicamente no bem estar da população", disse.
Crítica: CÔRTES foi claro e objetivo ao não se permitir a entrar na disputa eleitoral local, mas foi enfático ao dizer do acerto tanto pela construção quanto de sua estadualização.
-
17h42min. - adelsonpimenta@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário