quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PREFEITO E CANDIDATOS SE MEXEM II


2° Cenário:
De posse dessas informações, o candidato do PMDB, FERNANDO JORDÃO, foi buscar interlocução política e institucional junto ao Governo do Estado, principalmente em reunião ocorrida na semana passada, segundo soube, fora da agenda oficial da campanha, com o vice-governador PEZÃO, quando assuntos dessa natureza foram tratados. 
Sinais políticos do candidato FERNANDO:
Na verdade, penso eu, FERNANDO mirou no futuro próximo, senão vejamos e me corrijam, por favor: O Governador SÉRGIO CABRAL já teria conversado com a Presidenta DILMA sobre sua possível renúncia no final deste ano/2102, numa manobra política que beneficiaria o seu vice, PEZÃO, que assumiria o Governo. Isso foi matéria dos principais canais de comunicação do país. Nesse sentido, FERNANDO JORDÃO, que tem uma relação muito boa com ambos, mas fala com mais frequência com PEZÃO que é de Piraí, da região vizinha, já estaria construindo pontes para parcerias com o Estado, tão necessárias para Angra. 
Orçamento:
Estado: Não obstante, acaba de chegar à Alerj o Projeto de Lei do Orçamento Anual de 2013, que estima receita e fixa despesas no valor de R$ 71,83 bilhões. O destaque são os valores para investimentos: R$ 8,93 bilhões, recorde em toda história do estado.
Município: A peça orçamentária que herdará quem for eleito no próximo dia 7, já está na Câmara Municipal (aliás, diga-se de passagem, entregue dentro do prazo legal), sob a guarda do candidato a vice-prefeito da oposição, o Vereador LEANDRO SILVA (ele preside a Comissão de Finanças), e a estimativa é praticamente a mesma deste ano, 2012, por conta das perdas com o ICMS. A capacidade de endividamento é ótima, e a capacidade de investimento estará melhor, desde que o futuro Prefeito não preencha os quase 300 cargos comissionados exonerados pelo Prefeito TUCA - sob a responsabilidade com a gestão fiscal.

Análise Primária


FERNANDO JORDÃO acompanhou e se envolveu diretamente na questão do Tebig, tendo inclusive subido o tom em relação ao Governo do Estado e, principalmente, sobre a orientação do petista CARLOS MINC Secretário de Ambiente do Estado, quanto a falta de critérios técnicos pela desaprovação do Tebig. Mas, FERNANDO não se limitou a esta agenda, quando deputado federal em exercício apontou caminhos na questão dos royalties do petróleo; tratou do pagamento de royalties pela usina nuclear; expediu ofícios às autoridades quanto a questões urbanísticas e ambientais na região da Costa Verde; tratou oficialmente no Orçamento da União com Emendas para obras de infraestrutura no Parque Mambucaba; auxiliou nas articulações políticas para que a política de estadualização dos custeio do Hospital da Japuíba fosse providenciado, enfim. Por conta disso, tenho a impressão que o candidato FERNANDO JORDÃO procurou o vice-governador (quem sabe o futuro também) para tratativas de gestão, em sua eventual vitória, já que seu Plano de Governo é arrojado e dinâmico, mas talvez não logre êxito em sua execução integral se contar só com recursos dos cofres municipais; de maneira que pode ter se antecipado para se respaldar de apoio político e institucional para cumprir em sua totalidade o que hoje está apalavrando com a população, neste pleito eleitoral. É o que leio disso. 
-
16h12min.        -       adelsonpimenta@ig.com.br

Nenhum comentário: