sexta-feira, 22 de março de 2013

O PREÇO DO PODER

PAUTA DO LEITOR
( Enviado por e-mail )

Não são poucas as referências cinematográficas sobre  pactos realizados por quem busca poder, sucesso, fama e glória. Para obter essas benesses mundanas, muitos vendem até a alma. Eu, particularmente, gosto muito do filme O Advogado do Diabo, estrelado pelo brilhante Al Pacino e pela então jovem promessa de Hollywood, Keanu Reeves. No filme, o personagem de Reeves se vê envolvido em uma trama onde defende pessoas acusadas de crimes hediondos. Com seu talento, ele consegue convencer os juris da inocência de seus clientes. Mas o preço a ser pago era alto demais.

Nas últimas eleições, o PT de Angra dos Reis levou para a sua coligação 13 partidos como forma de aglutinar forças e derrotar o adversário. A maioria deles já havia estado nos governos do PMDB. Alguns sairam devido a graves denúncias em suas participações na máquina pública. Mesmo assim, foram acolhidos no ninho petista e agora fazem parte do atual governo. E como no filme, a conta começou a ser cobrada.

A primeira fatura veio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A autarquia abrigava o presidente de uma dessas siglas a pedido do vice-prefeito Leandro Silva. Após um verão com muitos problemas de distribuição de água, especialmente nos fins de semana, o presidente do partido e o presidente do Saae foram jogados, literalmente, por água abaixo. Mas há quem diga que ambos serão realocados na secretaria de Obras assim que a poeira abaixar.

A segunda fatura - com valores que girariam na casa dos milhões de reais - teria saido de dentro da própria prefeitura. Mas precisamente do gabinete da prefeita Conceição Rabha. Os rumores dão conta de que o presidente de outro partido da coligação petista e um servidor público teriam sido filmados enquanto pediam dinheiro para que duas grandes empresas tivessem o direito de explorar a realização de eventos na cidade. A prefeitura nega o fato mas confirma a exoneração do presidente de partido. A alegação é de que a decisão é uma prerrogativa da prefeita. A demissão será publicada no boletim oficial do município nesta sexta-feira (22),  sem uma justificativa que desminta a versão que circula na cidade desde o início da semana.

Outro alto preço pago pelo executivo é decorrente da falta de ação e do excesso de desculpas para a inoperância do governo. A interdição da ponte da Banqueta para a passagem de veículos é um belo exemplo desse, digamos, "corpo mole". No dia 16 de janeiro, duas semanas após as chuvas que causaram vários estragos na cidade, três subsecretários (Serviço Público, Agricultura e Subprefeitura da Japuíba) participaram de uma reunião no bairro. Na ocasião, foram informados sobre os problemas, inclusive o da ponte. No dia 22 daquele mês eles voltaram à Banqueta para ver com os próprios olhos as melhorias reivindicadas pelos moradores.

 Como nada foi feito durante os dias que se seguiram, no dia 2 de fevereiro a Associação de Moradores da Banqueta deu entrada na prefeitura em um ofício solicitando  as obras. Mais um mês e meio se passaram e a chuvarada do último fim de semana piorou a situação da ponte. Tentando colocar "cadeado na porta arrombada", a prefeitura acabou provocando a interdição da ponte e o protesto dos moradores, que atearam fogo em pneus na rodovia Rio-Santos. Se o buraco que se abriu na cabeceira da ponte em janeiro tivesse sido tapado, provavelmente a passagem de veículos estaria liberada hoje.

Sentindo que "a vaca está indo pro brejo", a prefeita anunciou extra-oficialmente, uma arrumação na casa e uma sacudida no secretariado, após o feriado da Semana Santa. Mas há quem jure de pés juntos que amanhã, sábado, a formiguinha reúne seus operários(as) em um local secreto para discutir as substituições no seu time.

No filme, Keanu Reeves consegue reverter suas ações e aprende como é caro querer poder e sucesso a qualquer custo. Na vida real de Conceição Rabha não deve ser muito diferente. Mas como aqui se trata de política, resta saber se ela está disposta a pagar o (alto) preço por ter chegado ao cargo máximo do município.

Jesiel Ferreira Lucas
Jornalista, foi subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Angra, repórter da TV Câmara, radialista da Rádio Angra AM e âncora do programa Interativo da Master TV (Net/Angra)
-
08h24min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

TEXTO ÓTIMO!

Anônimo disse...

Cada vez mais o profissional Jesiel demonstra ser um analista da realidade de Angra melhor,parabéns .

Anônimo disse...

A situação da Formiguinha está péssima e vai continuar a piorar. Ela ganhou a eleição e agora está a pagar as dívidas de gratidão aparelhando totalmente a máquina pública com elementos dos partidos que a apoiaram. Até aí tudo bem mas os critérios de competência, formação e conduta ilibada não podem ser abstraídos e a formiguinha se lixou para isso. O resultado está aí, um monte de hienas famintas por cargos e poder, sem nenhum talento ou capacidade de gerenciar estão deixando a formiguinha de calças arriadas pois é impossível controlar este exército de brancaleone, é cobra engolindo cobra e desta inação resulta um péssimo governo petista que, a continuar neste rumo, estará trazendo eleito, no próximo pleito municipal e nos braços do povo o nosso "querido" Fernandinho Beira Mar Jordão.
Deep Throat.