segunda-feira, 4 de março de 2013

RESUMINHO DE FEVEREIRO

PAUTA DO LEITOR
( Recebido por e-mail )
Autor: Jesiel Ferreira

Dizem que a "lua de mel" entre um governante eleito e a população que o elegeu dura cerca de 90 dias. Este seria o período necessário para arrumar a casa, dar o mínimo de experiência a quem nunca ocupou um cargo público e iniciar os projetos prometidos durante a campanha eleitoral. Ainda de acordo com os teóricos, após esse período o carinho e a tolerância dão lugar às reclamações e às cobranças. Como as reclamações já estão ocorrendo no curto espaço de tempo do governo petista em Angra, a prefeita Conceição Rabha corre um sério risco de viver uma separação litigiosa com seu eleitorado antes mesmo do prazo previsto.

Com pouco mais de 60 dias no poder, o que se vê  na nova administração é uma série de ações equivocadas, que tem se mostrado benéficas apenas para a oposição. Prova disso foram as mudanças feitas no carnaval deste ano. Ao levar a festa de Momo para a  avenida Júlio Maria, a prefeitura diminuiu o número de vagas para estacionamento no centro, provocou enormes e demorados engarrafamentos e favelizou a frente da cidade com barracas dignas dos calçadões da baixada fluminense. Quem precisava de atendimento médico e repouso no SPA do centro pedia para ir para casa devido ao som alto do palco montado em frente à unidade de saúde. A ação desagradou muita gente.

O discurso é outro problema grave do atual governo. No início de fevereiro a prefeita fez um desabafo para uma plateia de militantes petistas dizendo que estava sendo acuada devido a auditoria que mandou fazer na prefeitura. Com a repercussão negativa de suas palavras, Conceição voltou atrás e ficou o dito pelo não dito. Agora, no caso das demolições da Itinga, ela vez apressou-se em dizer que a ação não era da prefeitura. Mas sua assessoria soltou nota informando que o município deu apoio logístico a ação. Ou seja: ela sabia mas nada fez para ajudar os moradores. E tem mais...

Durante entrevista coletiva no fim de janeiro, a prefeita anunciou o retorno das aulas para os alunos da rede municipal no dia 4 deste mês. Uma semana depois a assessoria divulga que as aulas teriam início somente no dia 18. Outra informação errada  foi sobre o montante da dívida do governo passado. A primeira versão divulgada por Conceição foi de que os números seriam superiores aos cem milhões de reais. Na última quarta-feira (27), durante audiência pública para prestação de contas na Câmara, o controlador-geral do município afirmou que o valor é de pouco mais de 60 milhões. Com tantas informações imprecisas fica difícil confiar na palavra da prefeita.

O caso do programa Passageiro Cidadão também é emblemático. Com ações que demonstravam a clara intenção de acabar com o maior projeto social da história do município - contrariando uma promessa feita durante a campanha -, a prefeita mandou suspender a emissão de novos cartões. Também anunciou uma série de medidas afim de regular a utilização dos cartões, que segundo ela, estavam sendo usados abusivamente. A notícia, mais uma vez, caiu como uma bomba entre os beneficiários do programa, que temeram perder o maior benefício que a cidade já lhes ofereceu. Ao final da estória, as inscrições continuam suspensas e as medidas para melhor utilização dos cartões, o povo está esperando até agora.

Tendo o tempo como inimigo, em breve saberemos se o atual governo apenas patina entre discursos e falácias ou se sabe mesmo o que deve fazer para melhorar a qualidade de vida da população. Na dúvida, o melhor é se debruçar sobre as promessas de campanha - como a criação de policlínicas, a construção de escolas técnicas, a construção da Delegacia da Mulher, a criação do Ginásio da Juventude e implantação do trem que vai ligar o Centro à Japuíba - sob o risco de cair no descrédito de uma grande parcela da população que acreditou em uma mudança que até agora não aconteceu.

Jesiel Ferreira Lucas
Jornalista, foi subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Angra, repórter da TV Câmara, radialista da Rádio Angra AM e âncora do programa Interativo da Master TV (Net/Angra)
-
11h41min.     -     adelsonpimenta@ig.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela analise sóbria e coerente.

Anônimo disse...

meu irmão, gosto do seu blog, dos seus comentários, continue assim, um crítico construtivo. valeu! 05/03/2013