segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AEROPORTOS: LOGÍSTICA REGIONAL

Li que o aeroporto de Angra/RJ será ampliado, em nota oficial da prefeitura da cidade. Em entrevista coletiva a prefeita Conceição Rabha, no início do ano, já adiantava que haveria novidades sobre o assunto. Excelente notícia, há que se comemorar. Mas, com ela, surgem outras agendas, mais estudos, outros projetos...

Eu Publiquei


Em 04/04/12, publiquei: "Estado Encomenda Estudos sobre Aeroportos", quando reproduzi uma nota da coluna de economia do O Globo, escrita pela jornalista Flávia Oliveira, em que informava que a Secretaria Estadual de Transportes iria atualizar o plano aeroviário do Rio e que, para tanto, havia assinado Termo de Cooperação com a Agência Americana de Comércio e Desenvolvimento. Orçado em US$ 485 mil, e que o estudo indicaria projetos de aeroportos e heliportos. A previsão é de que fosse finalizado em 2013. 

Em 13/12/12, publiquei: "Aeroportos: Angra e Região". Nesta postagem, destaquei que a presidenta Dilma Rousseff disse no dia 12/12, em Paris, que o Governo pretendia criar cerca de 800 aeroportos regionais no país. Segundo a presidenta, pelo projeto, cada cidade com até 100 mil habitantes deveria ter um aeroporto a, no máximo, 60 quilômetros de distânciadefendeu a construção de aeroportos nos pontos turísticos do país, e disse que "o governo tem recursos para isso".

Em 28/07/12, publiquei: "União irriga Estados". A notícia era a de que o governo preparava uma nova rodada de apoio financeiro aos Estados para apressar os investimentos prioritários em 2013. Diante da escassez de projetos considerados viáveis, o Palácio do Planalto negociava com governadores um programa conjunto, batizado de 'Agenda de Desenvolvimento Regional'. Talvez já fosse uma fase do planejamento que culminou com este anúncio em 12/12, da Presidente DILMA. Leia também matéria do 'Estadão'. Em todas essas ocasiões em questionava a ausência de Angra no processo de discussão.

Elementos da Nota oficial da Prefeitura


Na quarta-feira passada, 08/01, uma reunião na sede da Secretaria de Estado de Transporte do Rio, tratou o projeto de ampliação e modernização do aeroporto de Angra, entre outros do estado. A nota oficial da prefeitura informa que o encontro foi coordenado pelo subsecretário da pasta, Delmo Pinho, e discutiu o projeto do governo federal para modernização, ampliação e reforma de aeroportos regionais de todo o Brasil. O aeroporto de Angra será ampliado com recursos do governo federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil. O processo de licitação começa em abril. A unidade terá capacidade para receber aeronaves de até 48 passageiros, em operações por instrumento, podendo receber, ocasionalmente, aviões maiores. A obra deverá estar concluída até o início de 2016.

Informa ainda que será realizada uma nova reunião na Secretaria de Transporte daqui a duas semanas. A prefeita Conceição Rabha irá definir detalhes do projeto junto com representantes da Secretaria de Aviação Civil que estarão no Rio, incluindo o ministro Moreira Franco. A expectativa é de que ele também visite o aeroporto, em Angra. Importante dizer que a cidade de Parati também está no radar desses investimentos, com seu aeroporto. 
-
11h40min.    -     adelsonpimenta@ig.com.br   

Nenhum comentário: