PESCA, UMA MATÉRIA DEVASSADA
--------------------------------------------------
São 18h17min.
-
O setor pesqueiro ocupa um lugar de destaque em Angra dos Reis onde a maioria dos pescadores são hereditários da profissão. Não obstante, só para citar, a produção sardinheira do município está sempre entre as três maiores do Brasil, e a do camarão não é muito diferente. A Secretaria Municipal de Pesca mantém uma coleta de dados no acompanhamento da descarga dos barcos pesqueiros, no cais. Com isso, há um estudo estatístico sobre a produtividade. Recentemente, foi criado o Conselho Municipal da Pesca e Aqüicultura pelo Prefeito, por pressão dos armadores de pesca, que são organizados num sindicato, o SINPPEBIG.
-
DESAVENÇAS
----------------------
Uma considerável parcela de associados do Sindicato dos produtores de Pesca da Baía da Ilha Grande (SINPPEBIG) começou a se irritar com o excesso de pedidos de reuniões extraordinárias improdutivas do Conselho Municipal de Pesca, feitos por uma outra parcela (menor) de associados. Isso provocou um desgaste nos relacionamentos internos.
-
DECISÃO
---------------
Em 10/02/08 uma carta do SINPPEBIG foi entregue ao Conselho Municipal de Pesca informando sobre o resultado da reunião extraordinária, realizada no dia 07/03/08, pelos associados, onde 95% dos presentes deliberaram sobre a retirada do assento a que tem direito na representação do Conselho Municipal de Pesca.
Opinião: Isso enfraquece muito o secretário do município.
-
HISTÓRICO DE LUTAS
--------------------------------
O SINPPEBIG, recentemente, fechou a Rodovia rio-Santos, na altura do trevo de acesso ao centro de Angra, provocando grande congestionamento. Cansados de reivindicar a atenção do IBAMA, chamando-o à mesa de discussão, os pescadores lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores, em Sessão Ordinária. O Presidente do Sindicato, JEDIEL DE CASTRO, líder do movimento, discursou na Tribuna da Casa. Logo após, os pescadores foram em passeata pelas ruas da cidade até a BR 101. Isso lhes proporcionou um encontro, em Brasília, com o Ministro da Pesca. Neste instânte, o SINPPEBIG está buscando a alteração da sua Carta Sindical visando uma abrangência a nível estadual, já que hoje é somente regional. Isso possibilitará o recebimento de incentivos no óleo diesel para o pescador.