terça-feira, 20 de maio de 2008

BELÉM, UM BAIRRO ALIJADO
------------------------------------------
12h10min.
AVALIAÇÃO
-----------------
Estive ontem (19/05) no bairro do Belém, em Angra dos Reis conversando com lideranças da Comunidade para conhecer o grau de informação e discussão sobre a possibilidade aventada pela Prefeitura de dispor uma grande área naquele bairro para servir de retroporto. Confesso estar estarrecido com a desinformação e a falta de transparência sobre o assunto, promovida pelos atuais gestores públicos. Ou seja, tomei ciência de que ninguém da Comunidade foi convidado -em qualquer instante- para conhecer as idéias do governo sobre o assunto. Isso é temerário.
-
Histórico:
-------------
A Prefeitura de Angra, vem demonstrando interesse nas áreas de frente para o mar, no centro da cidade- que aparentemente pertencem a Cia. Docas. Essa, por sua vez, manifesta interesse na utilização do espaço, que serviria para retroporto (espaço para armazenamento de materiais e movimentação intensa de cargas). A briga chegou até a Justiça. Porém, em determinado instante das discussões, os representantes da Prefeitura, bem como o próprio Prefeito, disseram dispor de uma área de contrapartida no bairro do Belém. Mas, pelo que ouvi ontem dos moradores, nunca se dispôs a discutir essa possibilidade com a comunidade do local. É certo que farei uma análise dos incontáveis transtornos que ocorrerão no bairro do Belém, caso isso aconteça sem qualquer planejamento de mobilidade urbana, como está parecendo acontecer. É imperioso que se faça um Estudo de Impacto Social e Ambiental, previamente.