A DESISTÊNCIA DA TERCEIRA VIA
---------------------------------------------------
16h13min.
POLÍTICA
--------------
Perde -a meu ver- o município com a desistência dos candidatos da Coligação Resgata Angra (PDT-PSB), JEDIEL e GENERAL, a prefeito e vice, respectivamente, em Angra dos Reis. Perde um pouco do brilho da disputa do pleito. Perde o debate mais extenso e abrangente quando se tem mais pessoas pensando diferente, sendo todos -hipoteticamente- avante. Perde a democracia que se vê cada vez mais fragilizada quando decisões importantes e de peso como essa se dão por conta dos motivos alegados, insuficiência financeira e pressão de líderes apoiadores.
-
TERCEIRA VIA
----------------------
A constituição de uma chamada Terceira Via se dá, normalmente, num ambiente de disputa política onde se percebe fragilidades consideráveis nas propostas exibidas. A concepção de um terceiro grupo na disputa de um município riquissímo como o de Angra é a observação imediata de uma tendência popular por algo que seja diferente e renovador. Por certo que tanto o PSB quanto o PDT devem ter se apercebido disso e decidiram lançar os nomes de JEDIEL e GENERAL na disputa. Logo, a desistência , a um mês praticamente do encontro das urnas é no mínimo prejudicial a democracia, mas faz parte da legalidade do jogo. Embora seja perfeitamente questionável quanto a sua moralidade.
-
A DESISTÊNCIA
----------------------
Fatalmente, essa desistência de JEDIEL e GENERAL pegou a uns de surpresa e a outros não, mas marca um capítulo triste da cena real da vida política angrense. É preciso que haja uma ampla reforma política nesse país para que fatos desagradáveis como esse não aconteçam com tamanha facilidade, trazendo prejuízo moral aos candidatos, e prejuízo político a sociedade. É necessário que haja maior grau de comprometimento dos partidos políticos para com as suas proposições. O inconformismo é aceitável, mas não me permito a inserção na seara das acusações ventiladas, das quais não posso comprovar. Quem me conhece sabe que -caso tivesse instrumentos a disposição, provas factíveis- seria o primeiro a detonar um leque de coisas, mas considero o momento eleitoral muito propício -quando os ânimos ficam a flor da pele- para tecer comentários que desonrem pais de família sem que eu possa sequer provar. De qualquer modo, o juízo de valor da sociedade deverá ser feito com tranquilidade, no ato do voto.
-
OPINIÃO
---------------
Sigo adiante e firme com as minhas convicções de que as idéias, quando debatidas com o intuito da construção ideológica e do desenvolvimento estrutural, na formação de uma imprescindível massa crítica, fornecem elementos adequados para a evolução de uma sociedade mais justa e de homens que decididamente sabem o que quer, indo até o fim com os seus ideais e princípios norteadores de vida profissional, política, social e pessoal.
Eu sou assim, indo Direto ao Assunto.
Obrigado.