segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

OPORTUNIDADES NA CRISE
----------------------------------------
14h25min.
ARTIGO
------------
Penso que governar não é se permitir tornar-se gestor do mercado, mas sim um líder que saiba representar os interesses da população. O voto não é simplesmente um cheque em branco ou uma carta de alforria concedida após incontáveis noites de açoites. O voto é uma outorga que exige responsabilidade e transparência. É preciso ter percepção e desprendimento para compreender as oportunidades- que podem surgir juistamente na crise.
-
A CRISE
------------
À partir dos E.U.A., as principais potências econômicas mundiais, assim como os países chamados emergentes, passam por um momento de profunda crise que, a cada dia se avolumam ainda mais, já afetando a economia brasileira. No entanto, essa é a chave. É aqui que eu creio haver lastro de oportunidades. No plano nacional -com forte apelo pelo fortalecimento do mercado interno- além da busca por potenciais parceiros menos vistosos e com baixo risco de calote, com dinheiro no bolso e necessidades de compras, algo parece estar sendo feito, ainda que em doses homeopáticas. Mas, eu quero falar é daqui, do nosso aconchegante cantinho...
-
REGIÃO DA COSTA VERDE
--------------------------------------
No estado do Rio de Janeiro, as cidades de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba deveriam iniciar uma conversa mais amadurecida e pensar o planejamento para o futuro da região. Uma boa conversa, despartidarizada, entre as autoridades, os prefeitos, os vereadores e lideranças da sociedade seria o pontapé inicial desse processo. Deputados e senadores ligados aos políticos da região também deveriam ser convidados. Enfim, todos deveriam à mesa criar um Conselho Multidisciplinar de notáveis afim de estudar todas as deficiências e potenciais e, então, buscar os suportes técnicos necessários para arquitetar um Plano de Ação de Recuperação Dos Pontos Estratégicos para o Desenvolvimento da Região da Costa Verde. As condições de deslanchar-se em sua vocação natural e abrir espaço para expansão de novos negócios, aproveitando as oportunidades que estão à mão, com a crise.
-
SUGESTÃO
-----------------
Investir pesado em educação deve ser o carro chefe de qualquer projeto.