quarta-feira, 7 de janeiro de 2009



Clipping:

INTERESSE NACIONAL

Fonte: Provedor IG

--------------------------------------------------------


07/01/09

22h44min.

--------------

ONG judaica diz que PT é solidário ao antissemitismo e ao terrorismo

07/01 - 18:49 - Redação com agências internacionais

A organização judaica Centro Simon Wiesenthal protestou nesta quart-feira contra a declaração do PT de que Israel pratica um "terrorismo de Estado" em Gaza, e afirmou que o partido brasileiro é "solidário ao antissemitismo e ao terrorismo".

  • Leia a nota do Partido dos Trabalhadores aqui


A sede regional da entidade emitiu em Buenos Aires um comunicado no qual assinalou que "é irônico que um partido como o PT, reconhecido por sua tradição democrática e que chegou à Presidência do Brasil respeitando as regras do Estado de direito, ataque desse modo outra democracia".

O PT publicou recentemente em seu site uma nota de condenação "ao terrorismo de Estado do Governo de Israel contra o povo palestino", e qualificou o ataque a Gaza como uma "prática nazista".

O diretor de Relações Internacionais do Centro Wiesenthal, Shimon Samuels, e o representante do centro para a América Latina, Sergio Widder, enviaram hoje uma nota de protesto ao presidente e ao secretário de Relações Internacionais do PT, Ricardo Berzoini e Valter Pomar, respectivamente.

"O comunicado do PT é escandaloso, mas não surpreendente totalmente, em razão de seu acordo de cooperação com o Partido Baath Árabe Socialista da Síria. Lembremos que sob o regime do Baath, a Síria deu refúgio ao criminoso nazista Alois Brunner, o braço direito de Adolf Eichmann na implementação da 'Solução Final'. Isso sim é cumplicidade com o nazismo", criticou a entidade judaica em sua nota.

Samuels considerou que se o PT "realmente busca a paz, então sua melhor contribuição seria condenar o anti-semitismo do Hamas e protestar contra a chuva de foguetes que essa organização dispara contra civis israelenses, assim como contra seu abuso de civis palestinos ao utilizá-los como escudos humanos".

"O Hamas tem como propósito apagar do mapa o Estado de Israel, e cita em seu Estatuto um panfleto anti-semita da Rússia czarista, os Protocolos dos Sábios de Sião. O PT está, com isso, demonstrando solidariedade com o anti-semitismo e o terrorismo", acrescentou Widder.

O Centro Simon Wiesenthal é uma ONG judaica internacional de direitos humanos com mais de 400 mil membros no mundo todo.

Confederação Israelita do Brasil

O presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Cláudio Luiz Lottenberg, também criticou o comunicado do PT. Em carta direcionada ao presidente do partido, o deputado Ricardo Berzoini, Lottenberg manifestou espanto e declarou que nota petista "não leva em conta os fatos que ocorrem no Oriente Médio e, particularmente, na Faixa de Gaza, atendo-se apenas a questões recentes e de forma tendenciosa, sem levar em consideração fatores históricos de longo prazo".

Para o presidente da confederação, é direito de toda nação garantir as condições de segurança de seus cidadãos e "exigir que seus vizinhos tenham um comportamento adequado". O CONIB repudia ainda a comparação feita pelo partido de qualquer movimento por parte de Israel com o exército nazista.

Leia a íntegra na carta do CONIB aqui

Fonte: Provedor IG.

-

adelsonpimenta@ig.com.br